Sinner sobrevive a susto em jornada com polémica em Marselha

A jornada desta segunda-feira no ATP 250 de Marselha foi curta, mas ainda assim cheia de emoções. O dia na cidade francesa começou com polémica e terminou com uma grande batalha a envolver um jogador da casa e Jannik Sinner (34.º ATP), com o transalpino a sobreviver ao fim de quase três horas.

Vamos então começar pela polémica, que envolveu o japonês Yoshihito Nishioka (59.º). O tenista nipónico tinha acabado de ceder o primeiro parcial frente a Emil Ruusuvuori (87.º) e ausentou-se do court durante a pausa entre sets. Quando voltou, Nishioka parecia outra pessoa. Visivelmente chateado, o japonês gritou com vários responsáveis e chegou a atingir alguma coisa no court. De acordo com os comentadores que faziam o acompanhamento do encontro, tal se sucedeu porque… não lhe serviram um café. Para completar o episódio insólito, Nishioka retirou-se do encontro assim que foi quebrado no segundo set, numa altura em que Ruusuvuori liderava por 6-2 e 4-2.

Depois do primeiro encontro, seguiu-se o embate entre Dennis Novak (98.º) e o wild card Hugo Gaston (166.º). O tenista francês fez valer a confiança da organização e surpreendeu o austríaco em três sets, com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-1. No aspeto estatístico, saltam à vista os 58% de pontos ganhos por Gaston no segundo serviço de Novak, bem como os 71% de pontos ganhos com a primeira bola por parte do francês. A completar a receita necessária para o triunfo, Gaston converteu cinco dos 14 break points que teve à disposição, tendo ainda eliminado seis dos nove que enfrentou.

O dia terminou então com uma grande batalha entre Gregoire Barrere (115.º) e Jannik Sinner. O quinto cabeça de série acabou por sair por cima, mas o tenista francês vendeu bem cara a derrota. Depois de ambos trocarem parciais com vitórias no tiebreak, o italiano parecia ter dado o passo em frente no terceiro set quando quebrou o serviço de Barrere e passou a liderar por 4-2. Contudo, os erros não-forçados começaram a aparecer do lado do jovem italiano e num abrir e fechar de olhos, Barrere estava a servir a 5-4 para vencer a partida. Nessa altura, Sinner conseguiu o break, salvou dois break points para chegar ao 6-5 e fechou o encontro com uma nova quebra de serviço, desta vez em branco. Ao fim de duas horas e 54 minutos, o italiano venceu por 7-6(3), 6-7(5) e 7-5.

Na segunda ronda, Jannik Sinner vai cruzar-se exatamente com Hugo Gaston, um dos vencedores do dia. Quanto a Emil Ruusuvuori, fica à espera do vencedor do confronto entre Matthew Ebden (287.º), que afastou Frederico Silva na fase de qualificação, e o wild card Benjamin Bonzi (127.º).

Total
0
Shares
Total
0
Share