Clara Tauson confirma bom momento e conquista primeiro título da carreira

O WTA 250 de Lyon não podia ter tido outro desfecho. Depois de uma semana que iniciou na fase de qualificação e que foi até à primeira final da carreira em eventos WTA, Clara Tauson sagrou-se campeã do evento francês. Este domingo, a jovem de 18 anos venceu Viktorija Golubic (130.ª) por 6-4 e 6-1, e ergueu o primeiro título da carreira a este nível.

A antiga número um mundial em juniores realizou uma semana verdadeiramente imaculada. Tauson venceu os 14 sets que disputou no piso rápido indoor de Lyon e leva agora um registo de 19-3 nas 22 partidas que disputou em 2021. Na final, e apesar de ter ganho novamente em sets diretos, a dinamarquesa teve que trabalhar arduamente, sobretudo no primeiro parcial.

Sete dos dez jogos que compuseram o primeiro set acabaram em break, com Tauson a recuperar de uma quebra de serviço logo a abrir para passar a liderar por 4-2 e 5-3. Em ambas as situações, Golubic recuperou da desvantagem, mas Tauson acabou mesmo por fechar a primeira partida à boleia de uma dupla falta e de um erro de esquerda da helvética.

A segunda partida foi totalmente diferente. Clara Tauson arrancou para um 5-0 de forma tranquila e teve quatro match points para fechar o torneio com um “pneu”. Golubic conseguiu, no entanto, eliminar todos eles e colocar-se no marcador da segunda partida. De volta ao serviço, Tauson desperdiçou mais um match point e salvou dois break points antes de confirmar a maior conquista da carreira.

Aos 18 anos, Clara Tauson vai estrear-se no top 100 mundial. Na próxima segunda-feira, a dinamarquesa vai subir 43 lugares e assumir o 96.º posto da hierarquia mundial. Golubic, cujo máximo de carreira é o 51.º lugar, vai subir 28 posições e instalar-se no 102.º lugar, a dois de regressar às 100 melhores do mundo.

Total
2
Shares
Total
2
Share