Nagal surpreende Garin e vai aos ‘quartos’ em Buenos Aires

Esta já é a melhor semana da carreira para o indiano Sumit Nagal. Depois de ter derrotado João Sousa na estreia, o número 150 mundial alcançou esta quarta-feira uma grande vitória frente a Cristian Garin (22.º ATP) e o respetivo apuramento para os quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires.

Nagal, de 23 anos, nunca se tinha apurado para uma fase tão avançada de um torneio ATP. Proveniente da fase de qualificação, o indiano tinha cedido apenas dois jogos frente ao número um português e esta quarta-feira conseguiu mais uma vitória em sets diretos sobre o segundo cabeça de série, com os parciais de 6-4 e 6-3.

O encontro foi muito atípico, com inúmeras quebras de serviço de ambos os lados. Depois de ambos terem confirmado os primeiros jogos de serviço do encontro, Nagal e Garin entraram então na luta de breaks, com os quatro jogos seguintes a terminarem em quebra de serviço. Com o parcial igualado a três jogos, Garin e Nagal venceram tranquilamente os jogos de serviço seguintes e o indiano chegou a um terceiro break no nono jogo. A servir a 5-4 para vencer o set, Nagal não permitiu que Garin conseguisse desta vez um contra break e adiantou-se no marcador.

Ambos se destacaram mais na resposta do que no serviço, apesar de terem conseguido colocar 71% das primeiras bolas cada um. As percentagens de pontos ganhos com a resposta foram elevadas dos dois lados e, por isso, não foi de estranhar que a segunda partida tenha seguido a toada da primeira. Os quatro primeiros jogos terminaram em break, com Nagal sempre à frente do marcador mas a não conseguir segurar a vantagem. O tenista indiano voltou a adiantar-se por um break no sétimo jogo e desta feita deu o melhor seguimento, ao recuperar de um 15-30 para vencer o jogo de serviço e chegar ao 5-3. A servir para se manter no encontro, Garin ainda eliminou um primeiro match point, mas acabou mesmo por ceder a derrota.

A viver uma excelente semana, Sumit Nagal vai estrear-se em quartos de final do ATP Tour frente ao espanhol Albert Ramos (46.º), vice-campeão em Córdoba na última semana. O espanhol, quinto cabeça de série, afastou o alemão Dominik Koepfer (71.º), parceiro de pares de João Sousa.

ATP 250 de Buenos Aires
Resultados de quarta-feira

Ronda 2:
[7] Laslo Djere d. Federico Delbonis, 7-6(1) e 6-3
[5] Albert Ramos d. Dominik Koepfer, 7-5 e 6-4
[4] Miomir Kecmanovic d. Thiago Monteiro, 5-7, 6-3 e 6-4
[Q] Sumit Nagal d. [2] Cristian Garin, 6-4 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share