Frederico Silva volta a vencer e já está nos quartos de final em Nur-Sultan

Frederico Silva (179.º ATP) somou, esta quarta-feira, a segunda vitória da semana para se qualificar para os quartos de final do Challenger de 156.000 dólares de Nur-Sultan, a capital do Cazaquistão.

A atravessar um excelente momento de forma, o tenista português de 25 anos derrotou o indiano Ramkumar Ramanathan (202.º), por 6-4 e 7-5, naquele que foi o terceiro encontro da história entre ambos — todos com desfecho favorável ao caldense. Dos três, este foi o único em que Frederico Silva venceu em sets diretos.

O primeiro set foi muito equilibrado, com ambos a confirmar os jogos de serviço sem relativas dificuldades. Ao oitavo jogo, o português elevou o nível da resposta e forçou as vantagens, mas Ramanathan conseguiu mesmo fechar o jogo de serviço. O aviso ficou dado e, depois de se adiantar por 5-4, Frederico Silva regressou à resposta para desta vez conseguir mesmo a quebra de serviço, que coincidiu com o fecho da primeira partida.

A servir muito bem e cada vez melhor a nível de resposta, o pupilo de Pedro Felner ameaçou o break em alguns momentos da segunda partida, mas Ramanathan conseguiu aguentar-se durante boa parte do parcial. O indiano teve o seu primeiro – e único – break point em todo o encontro quando Frederico Silva servia a 5-5, mas o português conseguiu superar a adversidade e forçar o adversário a servir para se manter na discussão do encontro. Nesse momento, Ramanathan claudicou e o caldense aproveitou o primeiro match point para selar o triunfo.

Uma semana depois de ter perdido nos quartos de final do primeiro de dois torneios realizados na capital cazaque (até há pouco tempo conhecida como Astana), o número três nacional vai voltar a lutar por um lugar nas meias-finais. Desta vez, frente ao austríaco Sebastian Ofner (171.º), tenista que derrotou há sensivelmente oito dias.

Com o triunfo desta quarta-feira, Frederico Silva fica encaminhado para atingir um novo máximo de carreira no ranking ATP: chegou a 174.º em novembro de 2019 e no “ranking virtual”, não oficial e atualizado ao minuto, está provisoriamente na 172.ª posição.

Última atualização às 15h05.

Total
0
Shares
Total
0
Share