FARO — Os portugueses Illia Stoliar e Francisco Cabral qualificaram-se, esta segunda-feira, para a terceira e última ronda do qualifying do Faro Open, torneio internacional de 25.000 dólares que este ano celebra a 30.ª edição.
Depois de passar pelo compatriota Heber Adónis na eliminatória inaugural, Illia Stoliar voltou a levar a melhor no match tie-break, desta feita ao derrotar o suíço Louroi Martinez por equilibrados 6-7(6), 6-4 e 10-5.
Na ronda de acesso, que lhe pode garantir a primeira presença da carreira em quadros principais de singulares de torneios do circuito internacional, o tenista português de 21 anos vai enfrentar o francês Ronan Joncour, número 682 ATP e quinto cabeça de série da fase de qualificação.
Quem também seguiu para a terceira ronda do qualifying foi Francisco Cabral. Esta segunda-feira, o vice-campeão nacional absoluto de 2015, 2016 e 2019 venceu o compatriota Vasco Prata (que na véspera somou a primeira vitória da carreira a este nível) por 6-4 e 6-2 para confirmar o estatuto de 10.º pré-designado, fruto do 1111.º lugar na hierarquia masculina.
Para chegar ao quadro principal, o tenista portuense terá de surpreender o francês Alexis Musialek (641.º ATP), primeiro cabeça de série do qualifying.
A fechar a jornada, Afonso Portugal não conseguiu contrariar o ténis do francês Edouard Villoslada, que venceu por 6-1 e 6-0 no último encontro do dia no court principal do Centro de Ténis e Padel de Faro.
Esta segunda-feira também ficou marcada pelo sorteio dos quadros principais. No de singulares, há cinco portugueses com participação confirmada e a grande estrela é o alemão Mischa Zverev, ex-top 25 ATP e irmão mais velho do número sete mundial, Alexander Zverev. Já nos pares, vão a jogo 11 tenistas “da casa”.