Azarenka entra a vencer no regresso a Doha

A bielorrussa Victoria Azarenka regressou esta segunda-feira ao Qatar Total Open, em Doha, da melhor forma possível. A campeã das edições de 2012 e 2013 derrotou a russa Svetlana Kuznetsova (39.ª), finalista vencida em 2004 e 2007, pelos parciais de 6-2 e 6-3. Para além de Azarenka, também as antigas finalistas Jelena Ostapenko (51.ª), Garbiñe Muguruza (16.ª) e Angelique Kerber (26.ª) iniciaram a campanha com vitórias na primeira ronda.

Azarenka e Kuznetsova mediram forças pela primeira vez desde a final do Miami Open em 2016, ganha pela bielorrussa. Apesar dos parciais poderem indicar o contrário, a partida foi tremendamente equilibrada, com ambas a mostrarem um bom nível no court. O primeiro set foi decidido em 44 minutos, com Azarenka muito eficaz nos break points – converteu três em quatro – e a disparar vários winners. Kuznetsova foi capaz de chegar perto da adversária em termos de winners, mas também cometeu mais cinco erros e pagou cara a fatura.

Na segunda partida, o momento chave surgiu não quando Azarenka conseguiu o break para se adiantar por 3-2, mas no jogo seguinte. Num jogo de serviço bem longo, as duas jogadoras estiveram no 40-40 por onze vezes, sendo que ‘Vika’ eliminou cinco break points pelo caminho. Depois de conseguir finalmente confirmar o jogo de serviço e chegar ao 4-2, um novo break deixou Azarenka a servir para a conquista do encontro. Com outras ideias, Kuznetsova fez questão de acrescentar algum drama e eliminou três match points antes de conseguir o contra break. Contudo, a tenista russa não conseguiu evitar que Azarenka tivesse mais três match points na resposta, com a bielorrussa a capitalizar na sexta tentativa para fechar o encontro.

Victoria Azarenka, de 31 anos, lidera agora o confronto direto entre ambas por 6-4. Na segunda eliminatória, a número 14 mundial vai cruzar-se com a vencedora do confronto entre Elena Rybakina (23.ª) e a qualifier Laura Siegemund (56.ª).

Qatar Total Open
Resultados de segunda-feira

Ronda 1:
Anett Kontaveit d. [7] Jennifer Brady, 6-1 e 6-2
Garbiñe Muguruza d. Veronika Kudermetova, 6-2 e 7-6(4)
Angelique Kerber d. Cagla Buyukakcay, 6-4 e 6-2
Jelena Ostapenko d. Kiki Bertens, 6-0 e 6-2
Maria Sakkari d. Mayar Sherif, 6-0 e 6-3
[8] Victoria Azarenka d. Svetlana Kuznetsova, 6-2 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share