Ebden regressa aos ‘quartos’ de um ATP pela primeira vez em quase dois anos

Desde julho de 2019 que o australiano Matthew Ebden não sabia o que era atingir os quartos de final de um torneio do ATP Tour. A espera do tenista de 33 anos terminou esta quinta-feira, com o atual número 316 do mundo a derrotar o compatriota John Millman (39.º) pelos parciais de 6-4 e 6-1, em Singapura.

Se o ranking de ambos colocava o favoritismo teórico do lado de Millman, o confronto direto entre ambos deixava Ebden bem mais tranquilo, já que saiu vencedor nos três embates anteriores frente a Millman, dois deles em piso rápido. O momento de forma também jogava a favor do menor cotado, que chegou a Singapura depois de uma segunda ronda no Great Ocean Road Open, ao passo que o adversário só tem um jogo ganho até à data na temporada (frente a Michail Pervolarakis, na ATP Cup).

Por tudo isto, o alegado favoritismo de Millman podia rapidamente desaparecer e Ebden encarregou-se disso mesmo. O tenista de 33 anos conseguiu quebrar o serviço de Millman logo no terceiro jogo e abriu uma vantagem que não deixou escapar. O experiente tenista australiano ainda teve uma oportunidade para conseguir um duplo break, mas acabou mesmo a ter que eliminar um break point para confirmar a vitória no parcial.

Se o primeiro set foi equilibrado, o mesmo não se pode dizer do segundo. Ebden não esteve particularmente inspirado no primeiro serviço, tendo colocado apenas 38% das primeiras bolas, mas Millman não conseguiu aproveitar esse fator para causar estragos com a resposta. O 39.º colocado da hierarquia mundial não conseguiu sequer dispor de qualquer break point e Ebden, por outro lado, converteu os três que teve a favor para construir um resultado folgado.

Depois de ter atingido os quartos de final de um ATP pela última vez em Newport, nos Estados Unidos, Matthew Ebden vai agora ter a oportunidade de atingir as meias-finais em Singapura. O australiano vai medir forças com mais um compatriota: Alexei Popyrin (114.º). O confronto direto é favorável ao jovem Popyrin, que venceu Ebden na primeira ronda em Basileia, no ano de 2018, com os parciais de 7-6(4) e 6-4.

ATP 250 de Singapura
Resultados de quinta-feira

Ronda 2:
[6] Radu Albot d. Yannick Hanfmann, 6-7(2), 7-6(7) e 6-3
[WC] Matthew Ebden d. [2] John Millman, 6-4 e 6-1
[1] Adrian Mannarino d. Roberto Marcora, 6-3 e 7-5
[8] Soonwoo Kwon d. Yasutaka Uchiyama, 6-3 e 6-4

Total
0
Shares
Total
0
Share