Frederico Silva ultrapassa teste difícil rumo aos ‘quartos’ em Nur-Sultan

O dia correu bem a Frederico Silva, que entrou em court determinado e com boas possibilidades de se apurar para os quartos de final do Challenger de Nur-Sultan. O caldense confirmou o teórico favoritismo esta quarta-feira e afastou o qualifier Pavel Kotov (273.º ATP), com os parciais de 6-1, 3-6 e 6-4.

Depois de ter dominado o primeiro parcial por completo, o número três nacional parecia ter tudo bem encaminhado para a vitória. No entanto, a capacidade defensiva de Kotov sobressaiu daí em diante, com o russo a conseguir aguentar-se em longos rallies de fundo do court e a atacar na altura certa. Frederico Silva também cometeu alguns erros, viu-se obrigado a jogar um terceiro set e entregou o primeiro break da partida decisiva com uma dupla falta.

Obrigado a correr atrás do prejuízo, o tenista das Caldas da Rainha tentou ao máximo incomodar Kotov com a resposta. Porém, o russo esteve inspirado ao nível do primeiro serviço e, apesar de totalmente dependente dessa pancada para ter sucesso, conseguiu sair por cima nos jogos que se seguiram. Ainda assim, uma janela de oportunidade abriu-se ao oitavo jogo, com três break points a surgirem a favor do português. Kotov eliminou os primeiros dois com bons serviços, mas o longo rally que se seguiu foi favorável a Frederico Silva.

De volta ao serviço, o português teve novamente que suar para conseguir fechar o jogo. Kotov conseguiu forçar as vantagens, como quase sempre fez durante a última partida, mas o 184.º colocado da hierarquia mundial saiu por cima e colocou a pressão toda do lado do russo. Uma dupla falta do adversário e um winner de direita ao longo da linha abriram o caminho a Frederico Silva para chegar ao 0-30 e ficar a dois pontos do triunfo. Kotov ainda chegou ao 15-30, mas cometeu depois dois erros de direita que permitiram ao português chegar ao triunfo.

Apurado para os quartos de final da prova, Frederico Silva está agora à espera de conhecer o próximo adversário. O número três português vai cruzar-se com o vencedor do confronto entre o norte-americano Mackenzie McDonald (139.º) e o uzbeque Denis Istomin (195.º).

Total
0
Shares
Total
0
Share