Fognini arrasa última esperança australiana e espera por Nadal

O italiano Fabio Fognini apurou-se este sábado para a quarta ronda do Australian Open. O tenista transalpino, 16.º cabeça de série em Melbourne Park, colocou um término à campanha da última esperança do público australiano, Alex De Minaur (23.º ATP), com parciais de 6-4, 6-3 e 6-4.

Num encontro que pautou por rallies longos, Fognini foi sempre aquele que saiu por cima. O italiano acelerou e desacelerou, de esquerda e de direita, sempre que assim o quis e ditou o ritmo de cada ponto. De Minaur, em constante correria de um lado para o outro, sentiu a falta do apoio extra vindo das bancadas e não conseguiu acompanhar o nível do adversário.

O australiano quebrou o serviço a Fognini por uma única vez em todo o encontro, quando o italiano servia a 5-3 para fechar a primeira partida. Contudo, De Minaur veio a ceder o serviço logo a seguir e entregou o set ao adversário que, daí em diante, dominou largamente o encontro. Com pancadas muito precisas do fundo do court, Fognini foi assinando vários winners, ao mesmo tempo que fazia o australiano “dançar” de um lado para o outro. Na reta final, De Minaur ameaçou a recuperação perante o cansaço evidente do adversário, mas não conseguiu recuperar o segundo break de atraso. Fabio Fognini terminou a partida com 25 winners e uma elevada percentagem de pontos ganhos com o primeiro serviço (74%).

Aos 33 anos de idade, Fognini está pela quarta vez nos oitavos de final do Australian Open e igualou as prestações de 2014, 2018 e 2020. Para além disso, fez história ao igualar Adriano Panatta como o jogador italiano com mais presenças em oitavos de final do Grand Slam na Era Open: oito. O italiano vai procurar atingir os quartos de final do Happy Slam pela primeira vez na carreira, mas a tarefa não se adivinha fácil já que, muito provavelmente, vai medir forças com o espanhol Rafael Nadal (2.º) que, à data de publicação deste artigo, lidera frente a Cameron Norrie (69.º) por 7-5, 6-2 e 6-5*.

Total
0
Shares
Total
0
Share