Francisca Jorge opera reviravolta e ganha na estreia em Vilhena

Beatriz Ruivo/FPT

A portuguesa Francisca Jorge assegurou esta terça-feira o apuramento para a segunda ronda do ITF de 15 mil dólares de Vilhena, em Espanha. A número um nacional, que defende o estatuto de quinta cabeça de série no evento espanhol, levou a melhor sobre a italiana Federica Arcidiacono (683.ª WTA), com os parciais de 4-6, 7-6(5) e 6-3.

Depois de um primeiro parcial equilibrado, mas onde o primeiro serviço da vimaranense esteve longe do melhor e Arcidiacono foi mais eficaz nos break points (concretizou um dos cinco que teve) para sair na frente, Francisca Jorge teve de trabalhar arduamente para operar a reviravolta.

A tenista lusa viu Arcidiacono quebrar-lhe o serviço por duas vezes consecutivas no arranque da segunda partida e enfrentou uma desvantagem de 6-4 e 3-0. Uma das quebras de serviço de atraso foi recuperada de imediato, mas o segundo break apenas surgiu mais tarde e permitiu a “Kika” igualar o parcial a quatro jogos. Logo a seguir, Arcidiacono voltou a quebrar o serviço à portuguesa e colocou-se a um jogo da vitória. Porém, Francisca Jorge voltou a mostrar argumentos na resposta e conseguiu o contra break. A tenista lusa forçou depois o tiebreak, onde foi mais forte e empurrou o jogo para a terceira partida.

O terceiro set voltou a ser um desafio para Francisca Jorge. Com o primeiro serviço finalmente a aparecer, a portuguesa teve ainda assim que recuperar por duas vezes da desvantagem de um break. A tenista de 20 anos esteve a perder por 3-1, mas conseguiu depois alinhar cinco jogos consecutivos para reverter o resultado e selar uma difícil, mas saborosa vitória, ao fim de duas horas e 53 minutos de jogo.

Ainda sem conhecer a adversária da segunda ronda, Francisca Jorge sabe, no entanto, que esta será espanhola. A próxima oponente da número um portuguesa vai sair do confronto 100% espanhol entre Angela Fita Boluda (686.ª) e Alba Rey Garcia (1056.ª).

Total
0
Shares
Total
0
Share