As irmãs Williams estão de volta a Melbourne e ambas iniciaram o Australian Open com vitórias. Se no caso de Serena estamos perante uma candidata ao título, no caso de Venus estamos perante uma autêntica prova de que “velhos são os trapos”.
Aos 40 anos de idade e a participar num Grand Slam pela 88.ª ocasião (registo que é recorde), Venus Williams assegurou uma vaga na segunda ronda do torneio australiano. Com uma exibição de enorme qualidade, a veterana norte-americana levou a melhor sobre a também experimentada Kirsten Flipkens (87.ª WTA), com os parciais de 7-5 e 6-2.
Atualmente no 80.º posto da hierarquia mundial, Venus mostrou ter ainda muito ténis para oferecer. A norte-americana teve no primeiro serviço uma das suas armas, mas a principal chave para o sucesso foi a consistência. Apesar de ter disparado menos winners do que Flipkens (10 para 23), Williams também cometeu muito menos erros não-forçados (13 para 30) e aproveitou quatro dos 11 break points que teve à disposição para marcar encontro com a qualifier Sara Errani (131.ª) ou com a 30.ª cabeça de série, Qiang Wang (34.ª).
No que diz respeito à “mana” mais nova, a exibição resume-se a uma palavra: demolidora. Serena Williams entrou em court para defrontar Laura Siegemund (51.ª) e, menos de uma hora depois, de lá saiu com o triunfo pelos parciais de 6-1 e 6-1.
A tenista germânica mostrou atrevimento no arranque do encontro e conseguiu mesmo quebrar o serviço a Williams no primeiro jogo. Contudo, não conseguiu manter o bom momento e nada pôde fazer para contrariar o poderio da ex-número um mundial, que disparou winners uns atrás dos outros e venceu dez jogos consecutivos para chegar à vantagem de 6-1 e 4-0. Nessa altura, Siegemund conseguiu voltar a vencer um jogo, mas não foi capaz de mais do que isso. Os dois jogos seguintes caíram para o lado de Serena, que fechou o encontro a seu favor.
Após uma primeira ronda absolutamente irrepreensível, Serena Williams já sabe que vai ter de medir forças com a sérvia Nina Stojanovic (100.ª) na segunda ronda. A tenista de 24 anos surpreendeu Irina-Camelia Begu (79.ª) com os parciais de 6-3 e 6-4.