João Domingues opera reviravolta e volta aos triunfos

João Domingues
Fotografia: Álvaro Isidoro/Millennium Estoril Open

O português João Domingues venceu, esta quinta-feira, na primeira ronda do Challenger de Antália, na Turquia. Depois de vários dias de chuva, que levaram a consecutivos adiamentos das jornadas, o tenista de Oliveira de Azeméis entrou finalmente em court ao final da manhã desta quinta-feira, tendo acabado por vencer frente ao egípcio Mohamed Safwat (147.º ATP) em três sets, com parciais de 4-6, 7-5 e 7-6(7).

Depois de ter entrado em 2021 com o pé esquerdo, ao perder na primeira ronda do qualifying do Australian Open, Domingues procurava no regresso ao circuito Challenger a primeira vitória do ano. Numa partida equilibrada, o tenista português esteve sempre mais perto de consumar o break no primeiro set. Contudo, quando ameaçava consegui-lo, acabou traído por um jogo de serviço menos conseguido. Safwat aproveitou o break e fechou o parcial de seguida com um jogo em branco.

A reação de João Domingues surgiu na segunda partida. Uma vez mais, o equilíbrio foi a palavra de ordem e o oliveirense teve que salvar dois break points no quinto jogo. Chegada a reta final do parcial, Domingues colocou pressão no serviço de Safwat, que procurava empurrar o set para o tiebreak. O português teve um primeiro set point no “saque” do egípcio, mas não conseguiu capitalizar. O jogo seguiu então para as vantagens, onde o número 179 mundial conseguiu anular um game point e chegar a um segundo set point. Desta vez, Domingues capitalizou e confirmou a vitória na segunda partida.

O terceiro set arrancou com o tenista luso a dar bons indicadores. Depois de um jogo de serviço fechado de forma tranquila, João Domingues forçou Safwat a ir às vantagens, mas não conseguiu o break. Na resposta, porém, o egípcio surpreendeu e avançou mesmo para a quebra de serviço, que confirmou com o jogo de serviço seguinte para chegar ao 3-1. Os jogos de serviço começaram a ser mais difíceis de fechar para Domingues, que ainda assim conseguiu eliminar um break point e reduzir para 3-2.

Habituados que estamos a ver o momento do jogo mudar de repente, tal voltou a acontecer no encontro. Safwat parecia por cima e caminhava para mais um jogo de serviço tranquilo mas, depois do 30-0, Domingues “clicou” e venceu oito pontos consecutivos para devolver o break e confirmar o serviço em branco, de forma a adiantar-se por 4-3. A série de pontos consecutivos do português ainda atingiu os nove, depois de ter ganho o primeiro no jogo de serviço de Safwat, mas o egípcio interrompeu a sequência e igualou o parcial a quatro com um jogo tranquilo. De volta ao serviço, João Domingues voltou a passar por dificuldades, mas arrancou o jogo a ferros e forçou Safwat a servir para se manter no encontro.

O tenista de 30 anos não vacilou e conseguiu igualar novamente o parcial. Com o encontro extremamente equilibrado e o tiebreak à vista, Domingues voltou a passar a “batata quente” para o lado de Safwat, ao adiantar-se por 6-5. O egípcio serviu pela segunda vez para evitar o desaire e Domingues aumentou a pressão na resposta. O português chegou ao match point com o 30-40, mas Safwat empurrou o jogo para as vantagens e conseguiu mesmo forçar o tiebreak.

No desempate, o primeiro mini break caiu para o lado do português, que se adiantou por 2-1, mas o adversário respondeu com quatro pontos consecutivos e colocou-se em posição privilegiada para levar a vitória. Safwat dispôs inclusive de dois match points, mas João Domingues salvou ambos e chegou também a um segundo match point. Safwat respondeu com o 7-7, mas o português foi buscar um terceiro match point ao vencer o ponto no serviço do adversário. A servir para a vitória, João Domingues não tremeu e confirmou um triunfo suado e num encontro que durou três horas e 11 minutos.

Com um lugar garantido na segunda ronda, João Domingues fica agora à espera de conhecer o próximo adversário. O tenista português vai cruzar-se com o vencedor do embate entre o brasileiro Thiago Seyboth Wild, 118.º no ranking ATP e terceiro cabeça de série, e um qualifier.

Total
0
Shares
Total
0
Share