Mauresmo defende jogos femininos a cinco sets em torneios do Grand Slam

A discussão é antiga e, ao mesmo tempo, atual: devem os quadros femininos em torneios do Grand Slam ser jogados a cinco sets ou não? Para Amélie Mauresmo, antiga tenista francesa, a resposta é um redondo “sim”.

“Gostava de ter jogado uma final do Grand Slam à melhor de cinco sets. Se no ténis feminino se jogasse com esta regra, creio que já teríamos evoluído ainda mais e chegado a outro nível físico e desportivo”, começou por dizer a gaulesa, em declarações ao Eurosport. Os encontros a cinco sets no circuito feminino não seriam, no entanto, algo inédito. A regra já se usou no circuito e o último encontro feminino jogado à melhor de cinco sets aconteceu no WTA Finals de 1998, com Martina Hings Lindsay Davenport como protagonistas.

Ao longo da curta entrevista, Mauresmo abordou ainda como foi dar o passo para se tornar treinadora – e, mais concretamente, treinadora de Andy Murray – e o facto de ter revelado ao Mundo a sua homossexualidade com apenas 19 anos de idade. “Não lidei bem com todo o mediatismo em torno do meu anúncio”, começou por dizer a antiga tenista, que revelou ser homossexual com 19 anos e pouco depois de ter chegado à final do Australian Open. “Era uma pessoa muito jovem quando manifestei a minha orientação sexual. Foi muito duro para mim, mas as pessoas esqueceram rapidamente e começaram a falar mais do meu ténis e do êxito nos grandes torneios”, acrescentou.

Mauresmo afirmou que nunca pensou em ser treinadora. Contudo, a experiência na Fed Cup ajudou a que a transição de atleta para técnica acontecesse e chegou mesmo a trabalhar com Andy Murray. Lidar com as críticas de outros treinadores e jogadores foi “muito duro”, mas a francesa diz que “com o Andy funcionou tudo muito bem”“Creio que não me respeitaram pelo simples facto de ser mulher e nunca ter treinado um tenista. Aprendi muito com essa experiência. Quando o Andy me veio buscar, pensei que era uma brincadeira e que não lhe podia ensinar nada de novo depois da experiência dele com o Ivan Lendl. Tive uma grande responsabilidade”, concluiu.

Total
0
Shares
Total
0
Share