Do “pneu” à primeira meia-final WTA: assim foi a segunda-feira de Kostyuk

O WTA 500 de Abu Dhabi caminha a passos largos para o fim e, esta segunda-feira, ficaram a conhecer-se as semifinalistas da primeira prova feminina da temporada. Entre as quatro sobreviventes estão duas estreantes em meias-finais de eventos WTA: Marta Kostyuk Veronika Kudermetova.

A ucraniana teve um dia de sonho, mas que começou por parecer um pesadelo. Frente a frente com a espanhola Sara Sorribes Tormo (66.ª), as coisas não estavam a sair nada bem a Kostyuk e, ao fim de apenas 25 minutos, Sorribes Tormo aplicou-lhe um “pneu”. A recuperação iniciou-se depois, com a jovem de 18 anos a mostrar grande maturidade e estabilidade emocional para chegar ao triunfo, nomeadamente no terceiro set.

Kostyuk esteve quase sempre a liderar o último set, com breaks sucessivos. Contudo, foi também falhando todas as oportunidades de confirmar esses breaks e as duas chegaram empatadas à reta final. Ao nono jogo, a ucraniana voltou a avançar para o break e, desta vez, confirmou a quebra de serviço com um jogo bem conseguido, que lhe permitiu fechar o encontro com os parciais de 0-6, 6-1 e 6-4, ao fim de uma hora e 57 minutos.

A adversária de Marta Kostyuk ficou definida no último encontro do dia. Veronika Kudermetova realizou uma exibição absolutamente estrondosa e bateu a número cinco mundial, Elina Svitolina, com os parciais de 5-7, 6-3 e 7-6(3). A número 46 mundial esteve muito agressiva na resposta e encheu o court com um ténis assente em muita potência nas pancadas e que criou muitos problemas a Svitolina.

A segunda meia-final em Abu Dhabi vai opor Aryna Sabalenka (10.ª) a Maria Sakkari (22.ª). A bielorrussa conquistou a 13.ª vitória consecutiva no circuito WTA, ao passo que a grega venceu dez jogos consecutivos para operar uma reviravolta impressionante frente a Sofia Kenin (4.ª).

Abu Dhabi WTA Women’s Tennis Open
Resultados de segunda-feira

Quartos de final:
[4] Aryna Sabalenka d. [6] Elena Rybakina, 6-4, 4-6 e 6-3
[9] Maria Sakkari d. [1] Sofia Kenin, 2-6, 6-2 e 6-0
Marta Kostyuk d. Sara Sorribes Tormo, 0-6, 6-1 e 6-4
Veronika Kudermetova d. [2] Elina Svitolina, 5-7, 6-3 e 7-6(3)

Total
1
Shares
Total
1
Share