Abu Dhabi: Kontaveit e Vekic são as únicas cabeças de série derrotadas na estreia

A temporada de 2021 arrancou esta quarta-feira no que a quadros principais diz respeito. Em Abu Dhabi, Daria Kasatkina foi a primeira vencedora da época no quadro principal do WTA 500 que se joga no Dubai. Num dia onde a maior parte das cabeças de série se estrearam com vitórias, o destaque vai para as duas que não conseguiram evitar o afastamento: Anett Kontaveit e Donna Vekic.

A primeira das duas a ir a jogo foi Kontaveit, quando o relógio pouco passava das 08 horas em Portugal Continental. A 23.ª colocada no ranking mundial e décima cabeça de série em Abu Dhabi mediu forças com a russa Veronika Kudermetova  (46.ª WTA) e acabou derrotada em dois sets, com os parciais de 7-5 e 6-1.

A estoniana até entrou bem no encontro, ao quebrar o serviço de Kudermetova no primeiro jogo. Porém, a russa conseguiu o contra break e as duas arrancaram para um parcial muito equilibrado e onde houve break points para ambos os lados. Nesse departamento, contudo, foi mais eficaz a russa, que pressionou o serviço de Kontaveit quando esta servia para forçar o tiebreak e capitalizou no primeiro set point que surgiu. A derrota à tangente na partida inaugural deixou mossa em Kontaveit e a número 23 mundial conseguiu apenas vencer um jogo no segundo set, a tempo de evitar o “pneu” mas não a derrota.

Pelo mesmo caminho foi a croata Donna Vekic (32.ª), 16.ª melhor cotada em Abu Dhabi. Vekic foi derrotada pela norte-americana Bernarda Pera (62.ª) numa das primeiras grandes maratonas da temporada, que durou mais de três horas, com os parciais de 7-6(10), 2-6 e 6-4.

A tenista de 24 anos ainda chegou a servir para a conquista do primeiro parcial, mas viu Pera quebrar-lhe o serviço nessa altura e o set seguiu pouco depois para o tiebreak. No desempate, Vekic teve ainda mais dois set points, mas não conseguiu capitalizar. Por outro lado, Pera também foi desperdiçando algumas hipóteses de fechar o set, mas acabou por converter o quarto set point para se chegar à frente no marcador.

O arranque da segunda partida parecia o início do fim para Donna Vekic, que perdeu o serviço e viu Pera chegar ao 2-0. A reação da croata veio depois, com seis jogos consecutivos que lhe permitiram vencer o segundo parcial e forçar um terceiro. Embalada pelo bom momento no encontro, Vekic alinhou mais três jogos de forma consecutiva e parecia que o apuramento para a segunda ronda era uma questão de tempo. Contudo, num encontro repleto de reviravoltas, assistiu-se a mais uma, com a croata a colapsar por completo depois de chegar ao 4-1 e a permitir a Bernarda Pera vencer os cinco jogos seguintes para selar o triunfo.

Nos restantes encontros do dia, as quatro outras cabeças de série que foram a jogo saíram-se muito bem. Maria Sakkari levou a melhor sobre Anastasia Potapova em sets diretos. De resto, também Yulia Putintseva, Ons Jabeur e Ekaterina Alexandrova venceram sem ceder qualquer set. No caso de Jabeur, a tunisina proporcionou, juntamente com Anastasia Pavlyuchenkova, um dos melhores encontros da jornada.

Abu Dhabi WTA Women’s Tennis Open
Resultados de quarta-feira

Ronda 1:

Daria Kasatkina d. Qiang Wang, 6-3, 3-6 e 6-2
Veronika Kudermetova d. [10] Anett Kontaveit, 7-5 e 6-1
[9] Maria Sakkari d. Anastasia Potapova, 6-4 e 6-2
[13] Yulia Putintseva d. Martina Trevisan, 6-3 e 6-3
Kirsten Flipkens d. Laura Siegemund, 5-7, 7-5 e 6-4
[15] Ons Jabeur d. Anastasia Pavlyuchenkova, 7-6(3) e 6-3
Ajla Tomljanovic d. Lin Zhu, 6-2 e 7-6(1)
Bernarda Pera d. [16] Donna Vekic, 7-6(10), 2-6 e 6-4
Paula Badosa d. Anastasija Sevastova, 6-2, 5-7 e 6-2
Barbora Krejcikova d. Jamie Loeb, 6-1 e 6-3
Leylah Fernandez d. Jasmine Paolini, 6-4 e 6-2
[17] Ekaterina Alexandrova d. Zarina Diyas, 6-4 e 6-4

Total
0
Shares
Total
0
Share