João Sousa adia começo de 2021 “para não ter demasiada pressa e ganhar uma boa base”

João Sousa retirou-se, este domingo, da lista de inscritos no ATP 250 de Antalya, na Turquia, um dos dois torneios que já a partir de terça-feira, 5 de janeiro, abrem uma temporada que inevitavelmente continuará a ser afetada pela pandemia de covid-19 nos primeiros meses.

Desta forma, o regresso do melhor tenista português de sempre ao circuito só acontecerá na semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, já na Austrália — uma decisão que o treinador, Frederico Marques, explicou estar relacionada com a vontade de alargar o período de preparação para a época, que se adivinha longa.

“Visto que não conseguimos fazer uma boa pré-época em 2019 e andámos com alguns altos e baixos em termos físicos, optámos por não ter demasiada pressa em começar e ganhar uma boa base de ténis e de físico para com essa base atacarmos o ano inteiro, como temos feito nos últimos”, começou por afirmar ao Raquetc desde Barcelona, onde a dupla continuará a preparar-se antes de viajar para Melbourne, entre 15 e 16 de janeiro.

“Estávamos a precisar disto e preferimos não correr o risco de acelerar o processo entre o período festivo e um ou outro ‘problemazito’ que tivemos durante a pré-temporada, umas mazelas que já estão resolvidas. Por isso vamos ter mais duas semanas de treinos antes de viajarmos e depois outros 15 dias na Austrália, o que é tempo mais do que suficiente para ganhar essa forma e atacar os próximos torneios”, concluiu Frederico Marques.

Assim, até 20 de fevereiro João Sousa fará parte de dois torneios: um ATP 250 (Melbourne 1, que foi transferido de Adelaide, ou Melbourne 2, criado para resolver a escassez de eventos) e o Australian Open. Depois, viajará ou para a Europa, ou para a América do Sul, onde se desenrolam duas séries de quatro torneios (uma em piso rápido, outra em terra batida) antes do primeiro ATP Masters 1000 do ano, em Miami (24 de março a 4 de abril).

Na primeira semana do ano estão inscritos Pedro Sousa e Gonçalo Oliveira, ambos no ATP 250 de Delray Beach, nos EUA: o lisboeta conseguiu ter entrada direta no quadro principal, enquanto o portuense está no qualifying.

Total
0
Shares
Total
0
Share