Nuno Borges travado por favorito espanhol no regresso ao Maia Open

Beatriz Ruivo/FPT

MAIANuno Borges (398.º ATP) não conseguiu surpreender e foi eliminado na ronda inaugural do quadro principal de singulares do Maia Open, torneio do ATP Challenger Tour que joga em casa, no complexo que desde muito novo o viu dar os primeiros passos na modalidade.

Convidado pela organização, o tenista maiato de 23 anos — que este ano deu cara à imagem do torneio — cedeu pelos parciais de 7-5 e 6-1 para Bernabe Zapata Miralles, espanhol que é o 155.º do ranking mundial.

Com uma tarefa difícil pela frente, Borges deu boa réplica no primeiro parcial e revelou-se capaz de superar as dificuldades iniciais: salvou dois break points logo no primeiro jogo de serviço e reagiu de imediato à quebra de serviço sofrida no jogo seguinte, ao “disparar” um winner de esquerda ao longo da linha para recuperar o terreno perdido e restabelecer a igualdade no serviço, chegando ao 3-3. Os jogos seguintes foram mais relaxados para ambos os jogadores e o português esteve bem encaminhado para chegar ao 6-6, mas não conseguiu segurar o 30-0 e, obrigado a enfrentar um set point no segundo serviço (no primeiro tentou o ás aberto), colocou uma esquerda cruzada na rede.

O desfecho do primeiro set acabou por ditar o rumo do encontro, com Zapata Miralles a puxar da experiência para aproveitar o embalo ganho e partir para um parcial mais folgado, que lhe permitiu assinar a vitória em 79 minutos.

Apurado para a segunda ronda, o espanhol de 23 anos (que em agosto derrotou o prodigioso compatriota Carlos Alcaraz para conquistar o primeiro Challenger da carreira, em Cordenons) terá como adversário o vencedor do encontro entre o veterano Paolo Lorenzi, sexto cabeça de série, e o qualifier Michael Vrbensky, carrasco de João Monteiro e Luís Faria nas rondas de acesso ao quadro principal.

A derrota de Nuno Borges deixa o quadro principal do Maia Open com cinco portugueses, todos ainda por entrar em ação: Pedro Sousa (segundo pré-designado), João Domingues, Frederico Silva, Gonçalo Oliveira e Gastão Elias.

Total
0
Shares
Total
0
Share