Tiago Cação apura-se para a segunda ronda em Benicarló

Beatriz Ruivo/FPT

O português Tiago Cação iniciou mais uma semana no circuito internacional da melhor maneira possível. Em Benicarló, onde se encontra para disputar um ITF de 15 mil dólares, o português apurou-se para a segunda ronda, depois de ter derrotado o qualifier francês Mathys Erhard (1199.º ATP) com os parciais de 6-7(4), 6-3 e 6-4.

A primeira partida começou muito bem para o atleta luso, que conseguiu dois breaks consecutivos e se adiantou por 3-0. Os problemas no serviço começaram a surgir quando Cação procurava o 4-0 e o português acabou por perder um dos breaks de vantagem. O encontro mudou completamente e Erhard respondeu com três jogos consecutivos também, voltando a empatar o parcial.

Cação avançou de imediato para um terceiro break e voltou a chegar à vantagem. No entanto, os problemas ao serviço continuaram – colocou apenas 49% das primeiras bolas no set inaugural – e Erhard conseguiu o contra break. Com o parcial empatado a quatro, os dois tenistas não voltaram a ceder o “saque” e só o tiebreak os pôde separar. Um melhor início de Erhard deixou o francês com uma confortável vantagem de 5-2. Cação ainda reduziu para 5-4 e reentrou na discussão do set, mas cedeu os dois pontos seguintes e a primeira partida ficou entregue ao menor cotado.

A derrota no parcial inaugural levou o tenista de 22 anos a subir o nível nos parciais seguintes. A percentagem de primeiros serviços colocados por Cação aumentou e, com isso, também os resultados foram outros. Apesar de até ter começado o set a perder um jogo de serviço, o número 541 mundial não perdeu a concentração e deu a volta por cima, tendo ganho cinco dos seis jogos seguintes para chegar à vantagem de 5-2. Erhard reduziu para 5-3 e obrigou Tiago Cação a servir para fechar o parcial, sendo que o português teve de salvar três break points antes de confirmar a vitória na segunda partida.

Embalado pela vitória conseguida no segundo set, Tiago Cação apresentou-se ainda mais sólido na terceira partida e não cedeu o serviço em nenhuma ocasião. Erhard também foi capaz de fazer um bom trabalho nesse aspeto, confirmando todos os jogos até à reta final do set. Nessa altura, Cação conseguiu o break decisivo, que lhe permitiu chegar ao 5-4 e servir para fechar o encontro. O atleta português viu o adversário reduzir de 40-0 para 40-30, mas não tremeu no terceiro match point e confirmou uma vitória que demorou duas horas e 29 minutos a conquistar.

Apurado para a segunda ronda do torneio espanhol, Tiago Cação ainda espera por adversário. O tenista de Peniche vai medir forças com o vencedor do embate entre o segundo cabeça de série, o espanhol Javier Barranco Cosano (311.º) e o veterano francês Kenny De Schepper, atual número 681 da hierarquia mundial mas que em abril de 2014 foi 62.º.

Total
0
Shares
Total
0
Share