Inês Murta surpreendida na estreia no Cairo

Beatriz Ruivo/FPT

A portuguesa Inês Murta foi afastada esta quarta-feira do quadro de singulares do ITF de 15 mil dólares no Cairo, no Egito. A atleta lusa, que defendia o estatuto de quinta cabeça de série na prova, foi surpreendida pela jovem russa Diana Shnaider, de 16 anos, e cedeu pelos parciais de 6-4 e 7-5.

A tenista algarvia, que ocupa o 619.º lugar da hierarquia mundial, ainda conseguiu responder a um primeiro break sofrido e igualou o set inaugural a dois jogos. Contudo, Shnaider voltou a colocar o pé no acelerador, venceu três jogos consecutivos e colocou-se a servir a 5-2 para fechar o parcial. Nessa altura, Inês Murta conseguiu quebrar o serviço da russa e confirmar o jogo seguinte para reduzir para 5-4 e forçar Shnaider a servir novamente para vencer o set. Desta vez, no entanto, a adolescente não teve qualquer dificuldade e confirmou a vitória no primeiro set com um jogo em branco.

A segunda partida arrancou com uma troca de breaks entre ambas nos primeiros três jogos, com Shnaider a sair por cima. A russa chegou à vantagem de 3-1 e só aí surgiu a resposta de Murta, que venceu três jogos consecutivos e passou a liderar por 4-3. O set continuou a jogar-se a bom ritmo e a tenista portuguesa inverteu uma desvantagem de 0-30 ao serviço para chegar ao 5-4 e forçar Shnaider a servir para se manter no parcial. A russa começou mal o jogo de serviço e Murta chegou ao 15-40 e, consequentemente, aos primeiros dois set points.

Porém, o que parecia vir a ser um encontro destinado ao terceiro set, rapidamente mudou de figura. Shnaider não voltou a ceder qualquer ponto depois disso, tendo ganho 12 consecutivos que lhe permitiram salvar dois set points, segurar o jogo de serviço, quebrar o “saque” a Murta em branco e confirmar de seguida o triunfo. O encontro durou uma hora e 43 minutos.

Apesar do afastamento em singulares, Inês Murta continua em competição na cidade egípcia. No quadro de pares, onde defende o estatuto de segunda cabeça de série ao lado da holandesa Lexie Stevens, Murta está apurada para os quartos de final, onde vai voltar a encontrar Diana Shnaider, que faz dupla com a britânica Matilda Mutavdzic.

Total
0
Shares
Total
0
Share