Frederico Silva opera reviravolta rumo à segunda ronda em São Paulo

Beatriz Ruivo/FPT

O português Frederico Silva apurou-se esta terça-feira para a segunda ronda do Challenger de São Paulo, no Brasil. Depois de Gastão Elias não ter conseguido a vitória na ronda inaugural, o tenista das Caldas da Rainha também entrou em falso, mas recuperou bem a tempo de derrotar o tunisino Aziz Dougaz (375.º ATP), com os parciais de 4-6, 7-6(5) e 6-1.

O português, número 203 do mundo, não teve o melhor dos inícios na primeira partida e cedeu o break muito cedo, logo no segundo jogo. Porém, a resposta de Frederico Silva não podia ter sido melhor e o caldense conseguiu o contra break. O set desenrolou-se em tom de equilíbrio até à reta final, altura em que Frederico Silva claudicou. A servir a 4-5 para se manter no parcial, o tenista luso teve um jogo de serviço menos conseguido e foi quebrado em branco, o que significou a perda do primeiro parcial.

Obrigado a puxar do melhor ténis para operar a reviravolta, Frederico Silva começou bem a segunda partida, a responder na mesma moeda a Dougaz e a conseguir um break em branco. O pupilo de Pedro Felner foi-se mantendo no comando do marcador mas, a meio do parcial, viu Dougaz descortinar dois break points. Apesar de ter salvo o primeiro, Frederico Silva não conseguiu evitar que o tunisino conseguisse converter o segundo. Com tudo novamente empatado, o set acabou a decidir-se no tiebreak, onde o tenista português foi mais forte e empatou o marcador.

A vitória na segunda partida catapultou Frederico Silva para um terceiro set muito convincente, no qual Dougaz não conseguiu sequer entrar na discussão do resultado. Num abrir e piscar de olhos, o caldense adiantou-se por 5-0 e só depois o adversário conseguiu evitar o “pneu”. No jogo seguinte, Frederico Silva fechou as contas do encontro.

À procura de colecionar mais alguns pontos ATP na cidade brasileira, o sexto cabeça de série já tem adversário definido para a segunda ronda: o brasileiro Thomaz Bellucci, atual número 288 do ranking mas que em julho de 2010 foi 21.º da hierarquia. O tenista canarinho, de 32 anos, bateu o russo Teimuraz Gabashvili (273.º) por 6-2 e 6-0.

Total
0
Shares
Total
0
Share