ATP Finals montou uma verdadeira bolha em Londres

Depois de mais ou menos restrições nas várias etapas que se jogaram desde a retoma dos circuitos internacionais, o Nitto ATP Finals não olhou a meios e liberdades e montou uma verdadeira bolha nas imediações da O2 Arena: quem a furar é desqualificado do Masters de final de ano e os cuidados estendem-se até aos motoristas das estrelas.

De acordo com a MARCA, a 50.ª edição do torneio dos maestros é, de longe, a mais controlada: todos os jogadores fizeram um teste rápido à covid-19 na chegada ao evento (uma vez negativo, serão autorizados a treinar) e estão alojados no hotel Intercontinental que está a apenas 200 metros da arena, pelo que os tradicionais “passeios” de barco até ao recinto foram descartados. Mas engane-se quem pensar que os tenistas podem fazer o trajeto a pé, uma vez que têm de recorrer aos serviços dos motoritas — e cada um viaja com o mesmo motorista que no início da semana o “recolheu” no aeroporto.

A bolha sanitária foi instalada no redor da O2 Arena e ninguém está autorizado a sair dela. Os protocolos deixam-no claro: quem o fizer será desqualificado do Nitto ATP Finals, que para além da ausência total de público também abdicou, pela primeira vez em toda a história do torneio, da presença de juízes de linha — as chamadas são feitas de forma automática pelo “hawk-eye live”, uma evolução do sistema eletrónico que já podia ser pedido pelos jogadores.

O teste à covid-19 feito à chegada à bolha será o único da semana a não ser que os tenistas sintam sintomas da doença, uma vez que a restrição de movimentos não dá aso a contactos com pessoal não autorizado: até as refeições têm de ser feitas no restaurante oficial do torneio, ao contrário do que aconteceu por exemplo no US Open e em Roland-Garros, onde os jogadores estavam autorizados a recorrer a plataformas de encomenda.

Cada um dos oito jogadores de singulares e 16 de pares está autorizado a atribuir três passes a membros da equipa, um aumento em relação ao US Open e a Roland-Garros, que só permitiam a presença de dois elementos ligados a cada tenista. No entanto, a ATP recomendou que todos fiquem em quartos diferentes, mais uma medida para evitar o contágio.

Total
0
Shares
Total
0
Share