Frederico Silva salva três match points e apura-se para a segunda ronda em Parma

O português Frederico Silva apurou-se esta segunda-feira para a segunda ronda do Challenger de Parma, ao colocar um ponto final numa série de três derrotas consecutivas. O caldense derrotou o talentoso Jack Draper (297.º ATP), de 18 anos, com os parciais de 6-7(4), 6-4 e 7-5, num encontro em que salvou três match points.

Desde o primeiro ponto que ambos os tenistas procuraram tirar o máximo partido das condições rápidas que o court ofereceu. Draper, um dos tenistas britânicos mais talentosos da sua geração, apresentou-se muito bem no capítulo do serviço – ultrapassou os 20 ases durante o encontro – e colocou sempre muita potência nas pancadas. Do outro lado, Frederico Silva manteve-se sempre sólido no serviço e procurou apresentar variedade nas pancadas para criar dificuldades a Draper com a resposta.

A primeira partida desenrolou-se a bom ritmo e, quase num abrir e fechar de olhos, o set já estava no tie-break. O tenista português não esteve bem no desempate, selecionou mal as pancadas em determinados pontos e pagou caro, com Draper a adiantar-se no marcador.

No arranque do segundo set, Frederico Silva pareceu desde cedo conseguir uma melhor leitura do serviço do adversário. Assim, as dificuldades impostas pelo tenista das Caldas da Rainha com a resposta aumentaram e Draper acabou por ceder. Frederico Silva aproveitou o único break point de que dispôs até então e agarrou-se à vantagem para forçar uma terceira partida.

O terceiro set foi parecido com o segundo na medida em que Frederico Silva procurou assumir o controlo e criar dificuldades a Draper com a resposta. O britânico apoiou-se no serviço para se salvar nos momentos de maior aflição, inclusive quando enfrentou dois break points no sétimo jogo. A oportunidade que Draper esperava surgiu mais tarde, quando Frederico Silva servia a 4-5 para se manter no encontro. O britânico abriu uma vantagem de 0-40 que lhe valeu os primeiros três match points, mas o tenista português salvou todos eles, primeiro com um grande serviço e depois com um winner de direita a meio do court e com um passing shot de esquerda, respetivamente.

Depois de conseguir segurar o serviço e igualar o parcial a cinco jogos, o número quatro português partiu para o ataque e foi feliz. Jack Draper ainda rubricou dois ases para apagar uma desvantagem de 0-30, mas Silva continuou a pressionar, chegou ao break point e viu o adversário cometer uma dupla falta que lhe valeu a quebra de serviço. De seguida, a servir para fechar o encontro, o atleta luso selou o triunfo com um jogo em branco.

De regresso aos triunfos, Frederico Silva está agora apurado para a segunda ronda em solo transalpino. O tenista português vai defrontar o francês Constant Lestienne (231.º), que derrotou o sexto cabeça de série, Nikola Milojevic (134.º), por 7-6(7) e 7-5. Os dois tenistas nunca se defrontaram anteriormente.

Última atualização às 17h47.

Total
0
Shares
Total
0
Share