Djokovic tinha um (grande) objetivo e depois de o cumprir sofreu a pior derrota da carreira

Novak Djokovic viajou até Viena com o objetivo claro e assumido de conquistar pontos que lhe permitissem terminar a sexta temporada da carreira como número 1 mundial e igualar o recorde de Pete Sampras. Uma vez conseguido, perdeu a concentração e a motivação — uma combinação letal para quaisquer que fossem as aspirações que restassem para esta semana e que resultou na pior derrota de sempre para o sérvio.

Figura principal de um ATP 500 histórico (nunca um torneio desta categoria tinha contado com a presença de 19 jogadores do top 30 mundial), o sérvio foi arrasado pelo italiano Lorenzo Sonegolucky loser que é o número 42 do ranking e venceu por estonteantes 6-2 e 6-1 num encontro dos quartos de final concluído ao cabo de meros 68 minutos.

Os motivos que levaram Djokovic até Viena nunca foram segredo: foi o próprio tenista natural de Belgrado quem admitiu que optava pelo torneio austríaco em detrimento do Masters 1000 de Paris porque lá poderia somar pontos para tentar segurar o estatuto de número 1 mundial no final do ano. E assim foi: os triunfos sobre Filip Krajinovic e Borna Coric, nas duas primeiras rondas, bastaram.

Uma vez cumprido o grande objetivo, tudo mudou. Esta sexta-feira, o Novak Djokovic que até ao US Open não conhecia o sabor da derrota e que este ano já conquistou quatro títulos (um número considerável para uma temporada tão atribulada — e bem mais reduzida) não apareceu em court, dando lugar a uma “versão” desmotivada, bastante apática e demasiado amadora.

A atitude valeu-lhe a pior derrota da carreira em encontros à melhor de três sets, sendo esta a primeira vez que Djokovic perde um encontro neste formato ganhando apenas três jogos.

“Garantir o número 1 até ao final do ano teve um efeito na minha prestação. Consegui alcançar aquilo que me trouxe cá e sigo em frente completamente tranquilo com o resultado de hoje. Estou saudável e motivado para terminar a época em grande no Masters de Londres”, admitiu, rapidamente e sem rodeios.

Total
0
Shares
Total
0
Share