Vasco Pascoal e Diogo Rocha são os novos campeões nacionais de padel, repetindo no Top-Padel Industrial Indoor Center, no Porto, uma conquista que não lhes é estranha, uma vez que já tinham ganho a prova rainha do padel nacional lado a lado em três ocasiões.
Reunidos pela primeira vez no Campeonato Nacional de Padel desde a última de três vitórias consecutivas (2013, 2014 e 2015), Pascoal e Rocha lideravam confortavelmente a final deste domingo por 6-2 e 4-1 quando a dupla adversária, composta por Peu Araújo e Diego Schaefer, desistiu, devido a uma entorse num dos pés sofrida pelo jogador do Lisboa Racket Centre no encontro das meias-finais.
Rumo à final, Vasco Pascoal e Diogo Rocha — terceiros cabeças de série — derrotaram Henrique Barbosa/António Nogueira (6-1 e 6-0), Pedro Alves/Diogo Mota (6-0 e 6-2) e João Bastos/Xico Neves (por 6-3 e 7-6[2]).
No caso de Vasco Pascoal, o título deste domingo traduziu-se no quarto consecutivo e no oitavo da carreira: sete em provas organizadas pela Federação Portuguesa de Padel e um no torneio que durante seis anos foi organizado pela Federação Portuguesa de Ténis.
Para Diogo Rocha, a conquista significou o regresso ao título na prova rainha do padel nacional quatro anos depois (venceu com Miguel Oliveira em 2016, depois de três anos consecutivos a triunfar ao lado de Vasco Pascoal) e o sexto troféu de campeão no cômputo geral.
Historial de campeões nacionais de padel:
- 2020: Vasco Pascoal e Diogo Rocha
- 2019: Vasco Pascoal e Miguel Oliveira**
- 2018: Vasco Pascoal e Miguel Oliveira
- 2017: Vasco Pascoal e João Bastos
- 2016: Diogo Rocha e Miguel Oliveira / Pedro Alves e Pedro Franchi Mendes*
- 2015: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Gonçalo Nicau e João Roque*
- 2014: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Gonçalo Nicau e João Roque*
- 2013: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Vasco Pascoal e Miguel Oliveira*
- 2012: João Roque e Diogo Rocha*
- 2011: João Roque e Pedro Plantier*
*Campeonato Nacional organizado pela Federação Portuguesa de Ténis
**Derrotados na final por Diogo Rocha e Antonio Luque, que apesar de poder participar na prova não pode ser consagrado campeão nacional por ter nacionalidade espanhola
Atualizado às 13h10 de segunda-feira com informação relativa ao motivo da desistência.