João Sousa regressa às vitórias na estreia em Antuérpia

Beatriz Ruivo/FPT

João Sousa está de regresso aos triunfos no circuito ATP. Este domingo, o número um português venceu na primeira ronda da fase de qualificação do ATP 250 de Antuérpia, na Bélgica. No primeiro jogo da temporada em piso rápido coberto, o vimaranense bateu o italiano Andreas Seppi (102.º ATP) por 6-4, 2-6 e 6-4.

O primeiro set foi bem jogado de parte a parte, com o equilíbrio a predominar. Sousa teve um jogo de serviço complicado quando procurava o 2-2, no qual teve de salvar três break points. O português conseguiu confirmar o jogo e, pouco depois, quebrou o serviço a Seppi para se adiantar por 4-3. A vantagem conseguida foi aproveitada pelo tenista minhoto até ao final do parcial.

O segundo parcial foi quase todo ele construído na base de breaks. Seppi venceu o jogo de serviço a abrir e quebrou o serviço de Sousa para chegar ao 2-0. O número 80 mundial devolveu o break, Seppi fez o mesmo, Sousa voltou a devolver e Seppi devolveu uma vez mais. No total, foram cinco jogos consecutivos a terminar em break, antes do transalpino vencer um jogo de serviço pela segunda vez, adiantar-se por 5-2 e quebrar o serviço do vimaranense mais uma vez para fechar o set.

A atravessar o pior momento em todo o encontro, João Sousa viu Seppi voltar a quebrar-lhe o serviço na fase inicial do terceiro set e adiantar-se por 3-1. O português, com toda a garra que lhe é caraterística, venceu os quatro jogos seguintes e ficou a apenas um jogo de assegurar a presença na próxima eliminatória. Com Seppi ao serviço, Sousa chegou a ter quatro match points, mas o transalpino salvou todos eles e obrigou o português a servir para a conquista do encontro. O número um nacional esteve à altura do desafio e, ao quinto match point, selou o triunfo.

A uma vitória de alcançar o quadro principal do evento belga, João Sousa vai agora medir forças com o finlandês Emil Ruusuvuori (98.º) na última ronda da fase de qualificação. O tenista finlandês levou a melhor sobre Daniel Galan Riveros (128.º), com parciais de 6-4 e 6-2.

Última atualização às 20h16.

Total
0
Shares
Total
0
Share