Um ano depois de ter saído do Funchal como campeã nacional absoluta (título que entretanto renovou na cidade do Porto), Francisca Jorge regressou em grande ao Arquipélago da Madeira, ao derrotar a primeira cabeça de série do Madeira Ladies Open para chegar à segunda ronda do quadro principal de singulares.
Frente a frente com a brasileira Carolina Meligeni Rodrigues Alves (número 404 do mundo) pela primeira vez na carreira, a número um portuguesa e 474.ª do ranking mundial deu a volta ao marcador e venceu por 5-7, 6-2 e 6-1 ao fim de 2h01.
No primeiro encontro da semana que marca a estreia no top 500 WTA, a vimaranense de 20 anos até esteve encaminhada para resolver a tarefa mais cedo, mas não conseguiu aproveitar uma vantagem de 5-1 na primeira partida. No entanto, a partir do segundo parcial Francisca Jorge recuperou o ascendente e já não o largou: apesar de ainda ter cedido o serviço em duas ocasiões (ambas no segundo set), foi rápida a reagir e travou cedo as duas investidas da brasileira, que recebeu um wild card para disputar o quadro principal e tem competido em Portugal nas últimas semanas.
A tenista vimaranense é a única atleta portuguesa ainda em prova, depois de Inês Murta, Sara Lança, Maria Inês Fonte e Matilde Jorge terem sido afastadas na ronda inaugural. Na segunda eliminatória da prova, Francisca Jorge vai medir forças com a qualifier estoniana Maria Lota Kaul (1270.ª). As duas tenistas nunca se defrontaram previamente.
Última atualização às 20h53.