Maria Santos elimina a primeira cabeça de série no arranque dos quadros principais do Vale do Lobo Junior Open

Beatriz Ruivo/FPT

Maria Santos foi a grande figura da jornada que marcou o arranque da ação no que diz respeito aos quadros principais do Vale do Lobo Junior Open, torneio internacional júnior da categoria Grade 5 que é organizado pela Premier Sports na Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé.

Aos 16 anos, a jogadora da Escola de Ténis da Maia (número 931 do “ranking” internacional de sub 18) conquistou a grande vitória do dia, ao derrotar a primeira cabeça de série Naroa Aranzabal, de Espanha e número 366, por 6-4, 4-6 e 6-1.

Com este resultado, Maria Santos — que no início de setembro disputou a final de um torneio internacional no Porto e depois umas meias-finais — marcou encontro com Sana Garakani, tenista iraniana que vive em Portugal há vários anos (treina no Colégio Amor de Deus) e passou pela alemã Emma Stauber em duas partidas, 6-4 e 6-3.

A outra vitória do dia no quadro de singulares femininos foi assinada por Matilde Morais, que se impôs perante Sashi Kempster (britânica que também reside em Portugal e joga no Clube Escola de Ténis de Oeiras) por 6-2 e 6-3 para marcar encontro com Athina Pitta, grega que é a oitava cabeça de série (890.ª). Aos 16 anos, Matilde Morais é a 116.ª do “ranking” mundial de sub 16 e alcançou os melhores resultados da carreira nas últimas semanas, ao vencer torneios internacionais desse escalão no Porto e em Sintra. Ainda esta segunda-feira, a canadiana Stefanie Frias da Silva confirmou o estatuto de quinta pré-designada e derrotou a portuguesa Carolina Azadinho por 6-3 e 6-4.

No quadro de singulares masculinos registaram-se quatro vitórias assinadas por tenistas “da casa”: Tomás Luís confirmou o estatuto de terceiro pré-designado ao derrotar William Binnie por 6-4 e 6-1, Guilherme Sousa Severin superou Max Graham por 6-3 e 6-1, Rodrigo Deleu bateu Mason Dace por 6-3 e 6-4 e Filipe Krohn da Silva levou a melhor num duelo 100% nacional frente a Henrique Petiz, por 6-3, 6-7(3) e 6-4.

No quadro de pares femininos estão apuradas para a segunda ronda seis representantes nacionais, enquanto no masculino são 20 os portugueses com presença confirmada na segunda fase.

Total
7
Shares
Total
7
Share