Tiago Cação supera batalha de tie-breaks rumo aos “quartos” do Porto Open

PORTO — Dois tie-breaks, dois sets para Tiago Cação e mais uma vitória para o ténis português. Depois de Francisca Jorge, no primeiro encontro de uma jornada atrasada pela chuva que caiu de madrugada, também o tenista natural de Peniche inscreveu o nome nos quartos de final do Porto Open, o único torneio profissional combinado realizado em Portugal.

A disputar o primeiro ITF de 25 mil dólares desde Tavira, há praticamente um ano, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis venceu o francês Dan Added (384.º e um ano mais novo) por 7-6(5) e 7-6(3) depois de 2h36, num encontro que, como o resultado indica, foi pautado pelo equilíbrio.

O atleta português entrou em court mais agressivo e viu essa mesma agressividade ser premiada com o primeiro break da partida, que lhe permitiu adiantar-se por 2-1. Depois de sair por cima num longo jogo de serviço de Added, Cação confirmou o break e colocou-se mais perto de vencer a primeira partida. Porém, a vantagem do português não durou muito tempo e, apesar de ter invertido uma desvantagem de 0-30, o atleta luso acabou por ceder o serviço nas vantagens.

Até ao final do parcial, ambos os tenistas se agarraram com unhas e dentes ao serviço e apenas o tiebreak os pôde separar. Uma dupla-falta de Tiago Cação deu o primeiro mini break a Added, que ficou a vencer por 2-0, mas o tenista de Peniche respondeu com quatro pontos consecutivos. Added recuperou terreno e empatou novamente (4-4), mas os primeiros set points pertenceram a Tiago Cação, que chegou ao 6-4. O tenista gaulês ainda salvou o primeiro, mas não foi capaz de impedir que o atleta luso confirmasse a vitória no primeiro parcial à segunda tentativa.

O segundo set foi idêntico ao primeiro. Ambos tiveram oportunidades para chegar ao break, mas nem Added converteu nenhum dos três break points que teve, nem Cação converteu nenhum dos quatro que dispôs. Assim, só um segundo tiebreak pôde separar os dois tenistas e, à semelhança do primeiro set, Added começou a vencer por 2-0 e Cação recuperou para uma vantagem de 4-2. O 384.º do ranking ainda reduziu para 4-3, mas os três pontos seguintes foram ganhos pelo português, que confirmou dessa forma o triunfo.

Com a presença nos quartos de final assegurada, Tiago Cação fica à espera do vencedor do encontro do dia, que vai opor o campeão nacional absoluto Nuno Borges ao maior nome do torneio, o alemão Mischa Zverev.

Última atualização às 17h31.

Total
0
Shares
Total
0
Share