Francisca Jorge vence número 208 do mundo e está nos quartos de final do Porto Open

PORTO — Vitória portuguesa a abrir a quinta jornada do Porto Open — e que vitória: Francisca Jorge afastou a número 208 do mundo, Chihiro Muramatsu, por 6-4 e 6-3, para inscrever pela primeira vez o nome nos quartos de final de singulares do torneio, dotado de 25 mil dólares em prémios monetários.

Frente a frente com a sétima cabeça de série pela primeira vez na carreira, a tetracampeã e número um nacional (591.ª WTA) esteve praticamente irrepreensível e carimbou uma das melhores vitórias da carreira ao cabo de 1h45.

À procura da primeira presença nos quartos de final do Porto Open, Francisca Jorge esteve sempre no comando e tomou a iniciativa na grande maioria dos pontos frente a uma jogadora que não demonstrou muito poder de fogo ou capacidade de lhe criar dificuldades, baseando a estratégia nos (poucos) erros que a vimaranense de 20 anos cometeu.

O primeiro set foi marcado por vários breaks (três para cada lado), mas o ascendente manteve-se do lado da número um portuguesa, que só conseguiu ganhar 44% dos pontos jogados quer no primeiro, quer no segundo serviço. Depois, Jorge elevou o nível da primeira pancada (no segundo set já venceu 64% dos pontos no serviço) e ganhou outro à vontade no encontro, continuando a apostar num ténis ofensivo para criar dificuldades à nipónica.

E o resultado até esteve perto de ser mais dilatado, uma vez que ao sexto jogo dispôs de cinco pontos de break, mas Muramatsu defendeu-se bem e, com alguns drive volleys apurados (uma pancada que fez questão de aquecer mais do que o habitual no pré-encontro), adiou a decisão para os jogos seguintes, onde sem distrações a vitória acabou por cair para o lado da jogadora da casa.

Já com duas vitórias no Complexo Desportivo do Monte Aventino, onde há dois meses revalidou o título de campeã nacional, Francisca Jorge terá de aguardar pela conclusão da batalha espanhola entre Nuria Parrizas-Diaz (227.ª) e Andrea Lazaro Garcia (285.ª) para conhecer a próxima adversária.

No que diz respeito à jornada desta quinta-feira do Porto Open, continuará com a entrada em ação de mais três portugueses, mas no quadro masculino: Tiago Cação mede forças com Dan Added, Nuno Borges defronta Mischa Zverev e Gastão Elias enfrenta Christopher Heyman.

Total
0
Shares
Total
0
Share