Francisca Jorge vence na estreia e está na segunda ronda no Porto

Beatriz Ruivo/FPT

A número um nacional Francisca Jorge assegurou esta terça-feira uma vaga na segunda ronda do Porto Open, torneio da categoria ITF que distribui 25 mil dólares em prémios monetários e que decorre ao longo desta semana no Complexo Desportivo Monte Aventino. A vimaranense levou a melhor sobre a mais experiente Stefania Rubini (310.ª WTA), de 27 anos, com os parciais de 6-4 e 6-2.

A primeira partida foi muito bem disputada por ambas as tenistas, que procuraram controlar os pontos com o primeiro serviço. Os break points foram escassos e o parcial decidiu-se nos detalhes, com Francisca Jorge a descobrir o caminho para um 15-40 no serviço de Rubini, numa altura em que a italiana servia a 4-4. A melhor cotada salvou os primeiros break points e levou o encontro para as vantagens, onde uma terceira oportunidade surgiu. Desta feita, a portuguesa aproveitou para quebrar o serviço da adversária e fechar o parcial ao serviço, logo a seguir.

O triunfo no primeiro set galvanizou Francisca Jorge para uma segunda partida bem mais dominadora. A vimaranense entrou com tudo no parcial e conquistou três break points logo a abrir, ainda que não os tenha conseguido concretizar. O aviso estava dado e, assim que Rubini voltou ao serviço, Jorge passou da ameaça à prática, com quatro pontos consecutivos que lhe deram o break a favor.

De volta ao serviço, a vimaranense conseguiu apagar uma desvantagem de 0-30 para confirmar o break e chegar ao 3-1. O parcial continuou a desenrolar-se com a minhota na frente e um segundo break apareceu ao sétimo jogo, com a transalpina a cometer duas duplas faltas que ajudaram Francisca Jorge a chegar ao 5-2. De volta ao serviço, a número 591 do mundo fechou o encontro de forma tranquila, ao fim de 69 minutos em court.

Com o nome já inscrito na próxima ronda, Francisca Jorge poderá ter que medir forças com uma das cabeças de série do torneio, mais concretamente a japonesa Chihiro Muramatsu, 208.ª do mundo e sétima melhor cotada no Porto. A nipónica, de 22 anos, entra em court ainda esta terça-feira para defrontar a georgiana Ekaterine Gorgodze (214.ª).

Total
1
Shares
Total
1
Share