Francisca Jorge derrotada na estreia em Montemor-o-Novo

Beatriz Ruivo/FPT

A número um nacional, Francisca Jorge, foi esta terça-feira afastada na primeira ronda do Montemor Ladies Open, torneio ITF que distribui 25 mil dólares em prémios monetários. A vimaranense cedeu em dois sets para a melhor cotada Carolina Meligeni Alves (401.ª), com os parciais de 7-6(6) e 7-5.

Até esta terça-feira, as duas tenistas nunca se tinham encontrado. Francisca Jorge, de 20 anos, deu uma boa réplica à mais experiente Carolina Meligeni Alves, de 24, mas ainda assim foi insuficiente.

A número 577 mundial serviu muito bem durante todo o primeiro parcial, à semelhança da adversária. O set chegou ao tiebreak sem que nenhuma tivesse cedido o serviço uma única vez. No desempate, Jorge chegou rapidamente a uma vantagem de 5-1 e parecia ter o parcial no bolso. No entanto, a portuguesa assistiu à recuperação da adversária, que anulou dois set points antes de confirmar a reviravolta.

No arranque da segunda partida, Francisca Jorge causou dificuldades a Alves no primeiro jogo de serviço da brasileira. Contudo, a mais experiente tenista das duas conseguiu confirmar o jogo e ganhou ímpeto para vencer quatro dos primeiros cinco jogos do parcial.

Um duplo break esteve à vista quando a canarinha conquistou mais três break points. Francisca Jorge, no entanto, colocou algum do seu melhor ténis no court e salvou cada um deles. No jogo seguinte, a vimaranense avançou mesmo para a quebra de serviço, que lhe permitiu depois servir com sucesso para igualar o set a quatro jogos.

A atravessar o melhor momento em toda a partida, a número um nacional continuou a fazer estragos com a resposta e chegou a dispor de mais três ocasiões para quebrar o serviço de Alves e vencer o quarto jogo consecutivo. Contudo, a brasileira salvou todos eles, confirmou o jogo de serviço e colocou a pressão do lado de Francisca Jorge.

A servir para se manter no encontro, a vimaranense esteve à altura do desafio. Contudo, a sexta cabeça de série adiantou-se por 6-5 e deixou novamente a portuguesa a servir para se manter na partida. Francisca Jorge começou bem e chegou ao 40-0 sem dificuldade, mas cedeu à pressão e viu a adversária recuperar um ponto de cada vez até fechar o encontro, ao fim de pouco mais de duas horas.

Arredada da competição de singulares, Francisca Jorge volta ao court ainda esta terça-feira mas na variante de pares.

Total
0
Shares
Total
0
Share