Um com mais dificuldade do que o outro, mas tanto Stefanos Tsitsipas como Denis Shapovalov conseguiram o apuramento para a segunda ronda do US Open. O grego venceu de forma tranquila o espanhol Albert Ramos (41.º), num encontro onde cedeu apenas quatro jogos. Shapovalov, por outro lado, cedeu um parcial e chegou a ser assistido em court frente a Sebastian Korda (205.º).
Tsitsipas, a defender o estatuto de quarto cabeça de série em Nova Iorque, realizou uma exibição de encher o olho. O helénico assinou 13 ases, 38 winners e cedeu apenas quatro pontos no primeiro serviço numa vitória extremamente convincente perante o canhoto Albert Ramos. O encontro ficou resolvido em uma hora e 40 minutos, com ‘El Greco’ a triunfar com os parciais de 6-2, 6-1 e 6-1.
Mais dificuldades teve o canadiano Shapovalov, 12.º cabeça de série, que venceu o primeiro parcial perante o wild card Sebastian Korda mas viu o norte-americano igualar o marcador de seguida. O número 17 mundial ainda necessitou de um medical timeout a meio do encontro, mas conseguiu sair vitorioso com os parciais de 6-4, 4-6, 6-3 e 6-2. Apesar do triunfo, Shapovalov colecionou inúmeros erros não-forçados (43), num encontro onde o serviço do canadiano esteve ao melhor nível (rubricou 13 ases).
Ultrapassados os obstáculos da primeira ronda, Tsitsipas e Shapovalov aguardam por adversário na segunda eliminatória. O canadiano vai cruzar-se com o vencedor do embate entre Thai-Son Kwiatkowski (187.º) e Kwon Soonwoo (73.º). O helénico defronta o vencedor da partida entre Maxime Cressy (168.º) e Jozef Kovalik (123.º)