Martim Couto e Carolina Mesquita entre os 16 qualifiers no Campeonato Nacional de Sub 16

Beatriz Ruivo/FPT

Jamor, OEIRAS Está concluída a primeira fase do Campeonato Nacional Individual de Sub 16, com o fim de semana a resultar na definição dos 16 jogadores que agarraram os bilhetes para os quadros principais.

No qualifying masculino, que foi totalmente preenchido, destaque para o longo dia de Martim Couto. Filho de um ex-campeão nacional e grande figura do ténis português, Emanuel Couto, o jogador do Clube de Campo da Quinta da Moura começou por derrotar Diogo Pipa (ET Jaime Caldeira), por 6-3, 3-6 e 6-1, e terminou a jornada a dar a volta a Daniel Lopes Silva (CT Braga), com 3-6, 7-6(4) e 6-1, para agarrar a última vaga no quadro principal.

Tal como ele, também Tomás Cortez (Lawn Tennis Club da Foz), que derrotou Francisco Marques (AHEAD CT) por 6-4, 1-6 e 6-3, e Tomás Sá (Class Academy), que superou João Grejo (CT Montemor-o-Novo) por 2-6, 6-3 e 6-1, precisaram de três parciais para completarem com sucesso a jornada dupla deste domingo.

Francisco Oliveira (Class Academy), Rodrigo Fernandes (CT Braga), João Teixeira (ET Maia), Guilherme Cruz (Sport Club do Porto) e Rodrigo Oliveira Alves (Sport Club do Porto) não tiveram tanto trabalho e conseguiram selar o dia com triunfos em dois sets para avançarem até à grelha mais importante.

No torneio feminino a ação foi mais desafogada e só viu uma jogadora precisar de três partidas: Ana Pinto, do CITL, em Leiria, venceu Mariana Parracho (UDB, da Batalha) por 6-4, 4-6 e 6-4 para garantir a presença no quadro principal, onde também vão estar Antoniia Ganzha (CN Ginástica), Analu Freitas (CT Guimarães), Maria Sardinha (CT Jamor), Beatriz Casaca (CETO), Carolina Mesquita (CT Paço do Lumiar), Inês Rodrigues (CT Braga) e Jéssica Para (CT Portimão e Rocha).

Concluído o qualifying, o Campeonato Nacional de Sub 16 continua na segunda-feira com os primeiros encontros dos quadros principais: todos os tenistas vão a jogo, com destaque para os regressos dos campeões em título, Matilde Jorge (que em 2019 também conquistou o nacional de sub 18 e este sábado foi finalista) e Henrique Rocha (semi-finalista de singulares e finalista de pares em Lousada).

Na competição feminina, a vimaranense é a primeira cabeça de série e principal candidata ao título, seguida de Mafalda Guedes, Matilde Morais, Maria Santos, Sofia Pinto, Constança Azinhaga, Rita Trocado e Ana Sofia Neves.

No quadro masculino, o jovem tenista da Maia é seguido na lista de pré-designados por Tiago Pereira, Luís Miguel Saraiva, João Maia, Duarte Correia, Tiago Filipe Silva, Nuno Pinheiro e Duarte Mestre.

Quadro principal masculino:

CNsub16 QP masculino

Quadro principal feminino:

CNsub16 QP feminino
Total
0
Shares
Total
0
Share