Pliskova e Kenin perdem e deixam Cincinnati sem as principais cabeças de série

WTA

Domingo muito complicado para as cabeças de série no Western & Southern Open (que este ano se joga em Nova Iorque devido à pandemia de Covid-19). Cinco das pré-designadas da prova entraram em court na jornada de hoje e apenas duas delas saíram com o passaporte carimbado para a próxima ronda. De entre as eliminadas destacam-se as duas melhores cotadas: Karolina Pliskova (3.ª WTA) e Sofia Kenin (4.ª).

Os dois encontros encerraram a jornada no USTA Billie Jean King National Tennis Center, já depois de Marketa Vondrousova (18.ª) ter sido a primeira cabeça de série – e até então única – a cair na jornada deste domingo. Karolina Pliskova foi a primeira a entrar em court para defrontar a russa Veronika Kudermetova (41.ª), uma adversária com a qual tinha um confronto direto favorável: no único encontro entre ambas, na segunda ronda do torneio de Estugarda, em 2018, Pliskova venceu por 7-6(4) e 6-3.

A tenista checa poderá ter pensado a dada altura que o encontro deste domingo poderia vir a tornar-se mais fácil, tendo em conta a forte entrada que se traduziu na conquista de quatro dos primeiros cinco jogos. No entanto, Kudermetova não se deixou intimidar e venceu também três jogos consecutivos para voltar a igualar o parcial (4-4).

Novamente ao serviço, Pliskova teve que lidar com as dificuldades que Kudermetova colocou e salvou quatro break points para se adiantar por 5-4. A russa, porém, continuou a insistir e, quando Pliskova voltou ao serviço, os break points voltaram a aparecer. Desta vez, a menor cotada capitalizou logo ao primeiro e confirmou o break no jogo seguinte, no qual serviu com sucesso para fechar o parcial em 7-5.

Encostada às cordas, a número três mundial teve sempre dificuldades para fechar os jogos de serviço durante o segundo parcial. Os break points a favor de Kudermetova foram uma constante mas, de uma forma ou outra, Pliskova conseguiu dar sempre a volta por cima, até ao momento em que acabou mesmo por ceder.

Depois de tantas ameaças, a checa perdeu o jogo de serviço e Kudermetova colocou-se na posição de servir a 5-4 para selar o triunfo. O jogo não foi fácil para a 41.ª colocada da hierarquia mundial e Pliskova teve mesmo uma oportunidade para conseguir o contra break. No entanto, a russa não deixou escapar a oportunidade de lograr uma das maiores vitórias da carreira e fechou o encontro em 7-5 e 6-4.

Depois de Pliskova, também Sofia Kenin foi surpreendida. A norte-americana esteve longe do melhor nível e foi derrotada pela francesa Alizé Cornet (60.ª), pelos parciais de 6-1 e 7-6().

Com uma exibição muito apagada, Kenin esteve mesmo à beira da humilhação. A vencedora do Australian Open cedeu o primeiro set em apenas 31 minutos mas, para além do péssimo resultado, pareceu algo perdida em court. O segundo set também se desequilibrou rapidamente e Cornet deu por si a servir a 6-1 e 5-2 para a conquista do encontro.

Nessa altura, Kenin deu um ar da sua graça e puxou de algumas das suas maiores armas para anular dois match points, recuperar os dois breaks de atraso e forçar um tiebreak no segundo parcial. No desempate, Cornet chegou rapidamente ao 4-1 e parecia bem encaminhada para o triunfo, mas Kenin teve outra ideia e venceu cinco pontos consecutivos para chegar aos primeiros dois set points.

No entanto, mais uma reviravolta surgiu e a noret-americana perdeu os três pontos seguintes, o que deixou Cornet a servir novamente com um match point em mãos. A francesa vacilou à primeira, mas não deixou escapar uma segunda chance – desta feita no serviço da adversária – e selou a vitória por 6-1 e 7-6(7) em uma hora e 44 minutos.

Com o afastamento das duas primeiras cabeças de série, a melhor cotada em prova passa a ser Serena Williams (9.ª). A tenista de 38 anos beneficiou de um bye na primeira ronda e vai fazer a estreia na prova esta segunda-feira frente a Arantxa Rus (72.ª).

Western & Southern Open
Resultados de domingo

1.ª Ronda:
[Q] CiCi Bellis d. [Q] Oceane Dodin, 6-2, 3-6 e 7-6(1)
[Q] Arantxa Rus d. Alison Van Uytvanck, 6-2 e 6-3
[14] Elise Mertens d. Rebecca Peterson, 6-0 e 6-2
[Q] Vera Zvonareva d. Magda Linette, 1-6, 6-3 e 6-1
[12] Anett Kontaveit d. [LL] Daria Kasatkina, 6-3 e 6-1
[Q] Laura Siegemund d. [10] Marketa Vondrousova, 6-3, 6-7(3) e 6-4
[Q] Kirsten Flipkens d. Katerina Siniakova, 6-3 e 6-3
[Q] Christina McHale d. Iga Swiatek, 6-2 e 6-4
[Q] Jessica Pegula d. Jennifer Brady, 7-6(5) e 6-4
Ons Jabeur d. [Q] Leylah Annie Fernandez, 0-6, 6-4 e 6-3
Yulia Putintseva d. Shuai Zhang, 6-4 e 6-3
Marie Bouzkova d. [Q] Anna Kalinskaya, 6-1 e 7-5
Caroline Garcia d. [WC] Sloane Stephens, 6-3 e 7-6(4)
[Q] Jil Teichmann d. Danielle Rose Collins, 6-3 e 6-3

2.ª Ronda:
Veronika Kudermetova d. [1] Karolina Pliskova, 7-5 e 6-4
Alizé Cornet d. [2] Sofia Kenin, 6-1 e 7-6(7)

Total
1
Shares
Total
1
Share