OEIRAS — Mais de cinco meses depois de ter competido a nível internacional pela última vez, Francisca Jorge vai tentar concluir a semana do regresso ao ITF World Tennis Tour com a conquista do troféu de campeã de pares da Oeiras Magnesium-K Active Cup, o ITF de 15 mil dólares que se joga até domingo no Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO).
Afastada da variante de singulares na eliminatória inaugural, a número um nacional encontrou-se com os bons resultados nos pares. Esta sexta-feira, ao lado da espanhola Olga Parres Azcoitia, agarrou-se ao estatuto de segunda cabeça de série e, de forma autoritária, venceu Pei-Chi Lee e Laetitia Pulchartova, por 6-3 e 6-1 depois de uma hora de jogo.
Na final de sábado, marcada para as 16h no “court” central, a dupla ibérica vai discutir o título com Eva Guerrero Alvarez, de Espanha, e Diane Parry, de França, que beneficiaram da desistência de Celia Cervino Ruiz e Maria Gutierrez Carrasco quando já venciam por 6-3.
Nos singulares, a jornada colocou um ponto final nas caminhadas de três das quatro primeiras cabeças de série: Amanda Carreras (332.ª da tabela mundial) surpreendeu a grande favorita, Cristina Bucsa (177.ª), com uma vitória em dois “sets”, por 6-2 e 7-6(6), e vai defrontar a ex-número um mundial de juniores, Clara Tauson (terceira favorita e 212.ª do “ranking”), que levou a melhor na única batalha do dia discutida em três “sets” — 6-0, 3-6 e 6-4 frente a Qinwen Zheng, uma das promessas do ténis chinês. No outro encontro, estarão frente a frente Alice Rame (francesa que afastou a segunda favorita, Anastasiya Komardina, por 6-3 e 7-6) e Maria Gutierrez Carrasco, que sorriu por último num duelo 100% espanhol contra a quarta pré-designada, Eva Guerrero (7-6 e 6-3).