OEIRAS — Já se esperava um dia difícil para as cores portuguesas e dentro do court verificou-se: depois de Inês Murta, também Francisca Jorge cedeu perante uma das principais favoritas à vitória no arranque do quadro principal de singulares da Oeiras Magnesium-K Active Cup, o torneio que marca o regresso do ITF World Tennis Tour.
Um mês depois de ter competido pela última vez, mas no circuito da Federação Portuguesa de Ténis (conquistou três títulos em cinco finais, um dos quais no Campeonato Nacional Absoluto), a número um portuguesa não conseguiu regressar com um triunfo ao circuito ITF, perdendo por 6-4 e 6-1 para a russa Anastasiya Komardina, segunda cabeça de série e número 203 do Mundo.
Com uma tarefa difícil pela frente, a jovem vimaranense de 20 anos cedeu o serviço logo no jogo inaugural do encontro, mas com uma sequência de breaks conseguiu manter-se em jogo e até esteve perto de restabelecer a igualdade. Mas a russa foi mais consistente nos momentos decisivos e saiu vencedora de um longo primeiro parcial, que a catapultou para uma vitória mais rápida na segunda partida — sempre incontestada — e, por consequente, no encontro.
Eliminada nos singulares, Francisca Jorge concentra-se a 100% nos pares, onde ao lado de Olga Parres Azcoitia defende o estatuto de segunda cabeça de série, estando já nos quartos de final. Juntas, a portuguesa e a espanhola já conquistaram três títulos — Amarante, Figueira da Foz e Lousada, todos em 2019.
As duas derrotas verificadas nesta terça-feira deixam a Oeiras Magnesium-K Active Cup com apenas quatro portuguesas em prova na variante de singulares — todas elas ainda por cumprir os primeiros encontros: Maria Inês Fonte, Sara Lança, Ana Filipa Santos e Matilde Jorge foram as jogadoras galardoadas com wild cards e só vão a jogo na jornada de quarta-feira.
FRANCISCA JORGE (POR) vs. [2] Anastasiya Komardina (RUS), 1.ª ronda da Oeiras Magnesium-K Active Cup:
Publicado por Raquetc em Terça-feira, 18 de agosto de 2020