Lexington. Cori Gauff e Leylah Fernandez brilham rumo à segunda ronda

WTA

A jornada de terça-feira no The Top Seed Open presented by Bluegrass Orthopaedics não teve apenas os embates de Serena e Venus Williams como grande aperitivo. O dia ficou ainda marcado pelo regresso triunfante da jovem sensação Cori Gauff e por mais um triunfo em 2020 para a jovem canadiana Leylah Annie Fernandez.

Gauff, número 53 do ranking, teve uma tarefa complicada perante a qualifier Caroline Dolehide (134.ª). A jovem de 16 anos venceu em sets diretos, com os parciais de 7-5 e 7-5, mas teve de suar para conseguir arrancar o triunfo.

O primeiro set começou de feição para Gauff, que conseguiu um break madrugador e chegou rapidamente ao 3-0. A norte-americana manteve a vantagem durante todo o parcial e teve até um set point quando Dolehide servia a 2-5. Contudo, a menor cotada deu a volta à situação e obrigou Gauff a servir para concluir o parcial. A adolescente cedeu à pressão, foi quebrada e pouco depois teve que salvar dois break points para impedir novo break, antes de avançar ela para a quebra de serviço que lhe garantiu a vitória no set.

A segunda partida foi diferente. Dolehide quebrou o serviço a Gauff logo no primeiro jogo e esteve sempre no comando do marcador. Porém, à semelhança da adversária no primeiro set, também a número 134 do mundo cedeu quando servia para levar o encontro a uma terceira partida. Dolehide cedeu três jogos consecutivos e o 5-4 a favor tornou-se num 5-7 contra, com Gauff a assegurar o triunfo.

A canadiana Leylah Annie Fernandez, por sua vez, continua a deslumbrar em 2020. Depois de ter furado toda a fase de qualificação, a número 120 mundial impôs-se perante a sétima cabeça de série, Sloane Stephens (37.ª), com os parciais de 6-3 e 6-3.

O encontro esteve sempre sob o controlo da jovem de 17 anos, que enfrentou apenas dois break points durante todo o encontro e converteu quatro dos cinco que teve à disposição. Stephens não conseguiu ser eficiente na resposta e venceu apenas 15 pontos no serviço da oponente, sendo que seis deles foram provenientes de duplas faltas.

Na segunda ronda, Leylah Annie Fernandez tem encontro marcado com Shelby Rogers (116.ª). Cori Gauff, por outro lado, tem à espera um encontro escaldante com a segunda cabeça de série, a bielorrussa Aryna Sabalenka (11.ª).

The Top Seed Open presented by Bluegrass Orthopaedics
Resultados de terça-feira

1.ª Ronda:
Anna Blinkova
d. Kristie Ahn, 2-6, 6-4 e 3-1 ret.
CiCi Bellis d. Francesca Di Lorenzo, 6-1 e 6-2
[1] Serena Williams d. Bernarda Pera, 4-6, 6-4 e 6-1
Jil Teichmann d. Anna Kalinskaya, 6-2 e 7-5
Olga Govortsova d. Bethanie Mattek-Sands, 7-6(4) e 6-1
Cori Gauff d. Caroline Dolehide, 7-5 e 7-5
[5] Yulia Putintseva d. Ajla Tomljanovic, 6-0 e 6-4
Shelby Rogers d. Misaki Doi, 6-4, 4-6 e 6-2
Venus Williams d. Victoria Azarenka, 6-3 e 6-2
Leylah Annie Fernandez d. [7] Sloane Stephens, 6-3 e 6-3

Total
3
Shares
Total
3
Share