Halep treme mas não cai em dia cinzento para as cabeças de série em Praga

A romena Simona Halep fez esta terça-feira o regresso à competição, depois da interrupção dos circuitos por culpa da pandemia de Covid-19. A número dois mundial assegurou o apuramento para a segunda ronda do Prague Open com uma vitória sobre Polona Hercog (46.ª) por 6-1, 1-6 e 7-6(3). O dia ficou ainda marcado pelos desaires de quatro cabeças de série.

O encontro desta terça-feira mostrou o melhor e o pior de Halep. A tenista natural de Constança entrou em court a todo o gás e realizou um primeiro set praticamente imaculado. A ex-número um mundial cedeu apenas nove pontos no serviço – três foram em duplas faltas – e converteu três dos cinco break points que teve à disposição.

O segundo set trouxe uma completa reviravolta no que estava a ser o encontro até então. De apenas nove pontos perdidos ao serviço no primeiro parcial, Halep passou a apenas nove pontos ganhos com o “saque” durante toda a segunda partida. A maior agressividade de Hercog trouxe resultados práticos e a eslovena aplicou exatamente a mesma receita da romena: três break points convertidos em cinco possíveis e um esclarecedor 6-1 em 40 minutos.

O encontro estava então destinado a terminar numa batalha épica no terceiro set. Halep foi a primeira a conseguir o break e chegou ao 3-1, mas não conseguiu confirmar a quebra de serviço e cedeu de imediato o contra break. A romena não baixou os braços e voltou a avançar para nova quebra de serviço, que a deixou a servir a 5-3 para fechar a partida. Contudo, Hercog voltou a conseguir devolver a quebra de serviço e manteve-se na luta.

De seguida, a eslovena salvou três match points ao serviço para chegar ao 5-5. Halep, por sua vez, chegou ao 6-5 com um jogo de serviço tranquilo e voltou a passar a batata quente para o lado da adversária. Uma vez mais, Hercog salvou três match points – um total de seis – no serviço e conseguiu empurrar a partida para o tiebreak decisivo. No desempate, a eslovena chegou a liderar por 2-1, mas perdeu quatro pontos consecutivos e viu Halep fugir com o encontro.

A primeira cabeça de série garantiu o acesso à segunda ronda, onde vai defrontar Barbora Krejcikova (118.ª). No que diz respeito ao lote de cabeças de série, Petra Martic – 14.ª do ranking e segunda melhor cotada – e Elise Mertens – 23.ª do mundo e terceira pré-designada – conseguiram também o apuramento. Contudo, o mesmo não pode ser dito de Anastasija Sevastova, Anastasia Pavlyuchenkova, Ekaterina Alexandrova e Barbora Strycova, que caíram por terra.

A jornada, de resto, não chegou ao fim por falta de luz natural. Tamara Zidansek (72.ª) e Katerina Siniakova (54.ª) vão regressar esta quarta-feira ao court para jogar todo o terceiro set. O encontro foi interrompido depois de Siniakova ter vencido o segundo parcial por 6-3, exatamente o mesmo resultado pelo qual Zidansek tinha vencido a primeira partida. O encontro entre Mayar Sherif Ahmed Abdelaziz (172.ª) e Laura Siegemund (65.ª) também será reatado. A alemã vencia por 4-0 na segunda partida, depois de Abdelaziz ter ganho o primeiro set por 6-4.

Prague Open
Resultados de terça-feira

1.ª Ronda:
[3] Elise Mertens d. Jasmine Paolini, 7-5, 4-6 e 6-3
[2] Petra Martic d. Varvara Gracheva, 7-6(2) e 6-3
Irina-Camelia Begu d. [9] Anastasija Sevastova, 6-2 e 6-2
Arantxa Rus d. [6] Anastasia Pavlyuchenkova, 7-5 e 6-2
Barbora Krejcikova d. Patricia Maria Tig, 6-4 e 6-3
Lesia Tsurenko d. [5] Ekaterina Alexandrova, 6-2 e 6-4
[1] Simona Halep d. Polona Hercog, 6-1, 1-6 e 7-6(3)
Camila Giorgi d. Marta Kostyuk, 4-6, 6-2 e 7-6(4)
Magdalena Frech d. Elena-Gabriela Ruse, 7-6(8) e 6-3
Sara Sorribes Tormo d. [7] Barbora Strycova, 7-6(3) e 6-1
Ana Bogdan d. Storm Sanders, 6-1 e 6-1
Leonie Kung d. Aliona Bolsova, 6-4 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share