Palermo. Giorgi vence duelo eletrizante rumo às meias-finais

Jimmie48 Photography/WTA

O Palermo Ladies Open ainda poderá vir a ter uma campeã da casa. Esta sexta-feira, Camila Giorgi manteve as esperanças italianas bem vivas, ao derrotar a sétima cabeça de série Dayana Yastremska (25.ª WTA), por 4-6, 7-6(5) e 6-3, numa partida que terminou quase às 2h da madrugada locais (menos uma hora em Portugal Continental).

A fase inicial do encontro deixou logo no ar a certeza de que uma grande partida de ténis estava pela frente. As duas tenistas foram trocando breaks numa primeira fase e ficaram igualadas a três jogos. De volta ao serviço, Giorgi teve que salvar três break points consecutivos mas Yastremska conseguiu mesmo voltar a quebrar o serviço da adversária à quarta tentativa.

A tenista ucraniana conseguiu segurar a vantagem de um break e colocou-se a servir a 5-4 para a conquista do primeiro set. Uma dupla falta da melhor cotada deixou Giorgi com um break point à disposição, mas a transalpina cometeu dois erros não-forçados e Yastremska chegou ao set point. A capacidade em jogar do fundo do court permitiu a Giorgi salvar não um mas quatro set points. Ao quinto, contudo, a direita da italiana errou o alvo e Yastremska adiantou-se no marcador.

O segundo set pareceu retirado a papel químico do primeiro. As duas voltaram a trocar breaks iniciais até chegarem ao 3-3 e, uma vez mais, Yastremska conseguiu nova quebra de serviço para se adiantar por 4-3. A ucraniana chegou ao match point quando servia a 5-4 e ainda teve uma segunda oportunidade para fechar o encontro nesse jogo. Contudo, Giorgi conseguiu eliminar os dois match points com boas respostas ao serviço e, quando o break point surgiu, aproveitou e igualou um parcial que veio a vencer num tiebreak que controlou de início a fim.

O derradeiro set foi mais um thriller entre ambas. Yastremska teve dois break points para chegar ao 4-2, mas em ambas as ocasiões Giorgi fez uso da profundidade e da agressividade do seu jogo para sair por cima. O jogo seguinte acabou por ser decisivo para o desfecho, com Yastremska a cometer três duplas faltas (fez 16 no total) e Giorgi a aproveitar para conseguir o break, que confirmou no jogo de serviço seguinte para chegar ao 5-3. A servir para se manter no encontro, Yastremska acabou por ceder perante o momento e Giorgi, mais sólida, completou a reviravolta ao fim de quase três horas de encontro.

Nas meias-finais, a tenista transalpina vai medir forças com a francesa Fiona Ferro (53.ª). A outra meia-final vai opor a primeira cabeça de série, Petra Martic (15.ª), à quarta melhor cotada, Anett Kontaveit (22.ª).

Palermo Ladies Open
Resultados de sexta-feira

Quartos de final:
[1] Petra Martic d. [Q] Aliaksandra Sasnovich, 7-6(5) e 7-6(3)
[4] Anett Kontaveit d. Elisabetta Cocciaretto, 6-1, 4-6 e 6-1
Fiona Ferro d. Sara Errani, 6-4 e 6-1
Camila Giorgi d. [7] Dayana Yastremska, 4-6, 7-6(5) e 6-3

Total
2
Shares
Total
2
Share