Palermo. Juvan conquista maior vitória da carreira e está na segunda ronda

Jimmie48Photography/WTA

A jornada de terça-feira no Palermo Ladies Open ficou marcada pela queda de duas das cabeças de série. Depois de Maria Sakkari ter sido afastada na segunda-feira, desta vez a sorte não sorriu à segunda pré-designada, Marketa Vondrousova (18.ª WTA), e a Elise Mertens (23.ª), quinta melhor cotada.

Vondrousova, finalista da última edição de Roland Garros, parecia destinada a caminhar para um triunfo fácil sobre a jovem Kaja Juvan (121.ª), que jogou três longos encontros em três dias para ultrapassar a fase de qualificação. O cansaço parecia pesar nas pernas da jovem eslovena e Vondrousova rapidamente se adiantou por 6-1.

O vento não deu tréguas e, em condições difíceis, Juvan deu um ar da sua graça e chegou ao 4-0 no segundo parcial, o que desde logo fez crer que um terceiro set vinha a caminho. Contudo, Marketa Vondrousova deu uma resposta à altura, venceu cinco jogos consecutivos e obrigou Juvan a servir para se manter no encontro. A eslovena aguentou a pressão e de seguida avançou para o break decisivo, fechando o parcial em 7-5.

A pausa entre sets serviu para que Kaja Juvan pedisse um medical timeout, mas nem por isso a jovem de 19 anos baixou o nível. Juvan quebrou o serviço de Vondrousova logo a abrir e repetiu a entrada forte do segundo parcial, que resultou em nova vantagem de 4-0. Vondrousova tentou esboçar a reação e chegou ao break, mas de imediato cedeu novamente o serviço e deixou Juvan a servir a 5-2 para fechar a partida.

A eslovena tremeu na hora de servir e Vondrousova aproveitou para recuperar um dos dois breaks que tinha de desvantagem. De seguida, a checa confirmou o jogo de serviço e voltou a passar a bola para o lado de Juvan, que ia servir pela segunda vez para conquistar o encontro. A eslovena voltou a passar por dificuldades, enfrentou três break points, mas conseguiu salvá-los e confirmar o triunfo no primeiro match point de que dispôs. Ao fim de exatas duas horas e 30 minutos, Juvan conquistou a primeira vitória da carreira sobre tenistas do top-20, com os parciais de 1-6, 7-5 e 6-4.

Nos outros encontros desta terça-feira, Elise Mertens juntou-se à lista de cabeças de série a cair na primeira ronda. A belga foi derrotada pela qualifier bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (119.ª), com os parciais de 6-4 e 6-1. A melhor cotada da prova, Petra Martic (15.ª), garantiu uma vaga na próxima ronda, assim como a estónia Anett Kontaveit (22.ª).

Palermo Ladies Open
Resultados de terça-feira

1.ª Ronda:
[Q] Kaja Juvan
d. [2] Marketa Vondrousova, 1-6, 7-5 e 6-4
[LL] Oceane Dodin d. Tamara Zidansek, 2-6, 6-4 e 6-4
[Q] Aliaksandra Sasnovich d. [5] Elise Mertens, 6-4 e 6-1
[Q] Liudmila Samsonova d. Kirsten Flipkens, 6-4 e 6-2
Fiona Ferro d. [Q] Nadia Podoroska, 6-2 e 6-1
[1] Petra Martic d. Alison Van Uytvanck, 6-0 e 6-3
Camila Giorgi d. Rebecca Peterson, 7-5 e 6-4
[4] Anett Kontaveit d. Patricia Maria Tig, 6-3 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share