Palermo. Primeiro dia de quadro principal termina de madrugada e com pleno italiano

Desde fevereiro que não se jogava num quadro principal de um torneio ATP ou WTA. Esta segunda-feira, o quadro principal do Palermo Ladies Open arrancou e o primeiro dia trouxe logo uma jornada que só terminou quando o relógio já passava da 1h da madrugada em Portugal Continental (2h na Sicília).

Num dia onde também se completou a fase de qualificação, com Liudmila Samsonova, Nadia Podoroska, Aliaksandra Sasnovich e Kaja Juvan a assegurarem uma vaga no quadro principal, foram as italianas que dominaram a jornada. As três tenistas transalpinas que foram a jogo na primeira ronda conseguiram carimbar o passaporte para a próxima eliminatória.

A jovem Elisabetta Cocciaretto (157.ª WTA), de apenas 19 anos, bateu o pé à mais experiente Polona Hercog (45.ª), com os parciais de 7-6(1) e 6-3. Depois de uma primeira partida equilibrada e que só ficou resolvida no tie-break, a tenista italiana impôs-se com mais facilidade no segundo parcial. Cocciaretto serviu muito bem ao longo de todo o encontro e causou muitas dificuldades a Hercog com a resposta, tendo conseguido converter cinco dos oito break points que teve à disposição.

As duas grandes maratonas do dia ficaram também entregues a tenistas da casa. A veterana Sara Errani (169.ª), de 33 anos, acabou o encontro com cãibras frente a Sorana Cirstea (75.ª), mas conseguiu ultrapassar a dor para assegurar uma grande vitória. A transalpina venceu por 7-5, 1-6 e 6-4 em duas horas e 57 minutos de jogo.

O jogo entre Errani e Cirstea parecia destinado a ser o grande jogo do dia, até que Jasmine Paolini (95.ª) e Daria Kasatkina (66.ª) entraram em court. A russa parecia embalada para o triunfo, depois de vencer o primeiro set, mas Paolini não cruzou os braços. A percentagem de pontos ganhos com a segunda bola por parte de Kasatkina desceu a pique e a italiana foi desbravando caminho para a reviravolta. Ao fim de três horas e nove minutos, a jovem de 24 anos selou a vitória por 5-7, 6-4 e 6-4.

Na jornada inaugural, destaque ainda para as 20 duplas faltas cometidas por Kristina Mladenovic (42.ª), que acabou eliminada às mãos da oitava cabeça de série, a russa Ekaterina Alexandrova (27.ª), por 5-7, 6-0 e 6-1. A terminar a jornada, a terceira melhor cotada, Maria Sakkari (20.ª), caiu às mãos de Kristyna Pliskova (69.ª) com um duplo 6-4.

Palermo Ladies Open
Resultados de segunda-feira

1.ª Ronda:
Laura Siegemund
d. Irina-Camelia Begu, 6-3 e 6-4
[6] Donna Vekic d. Arantxa Rus, 6-1 e 6-2
Sara Errani d. Sorana Cirstea, 7-5, 1-6 e 6-4
Elisabetta Cocciaretto d. Polona Hercog, 7-6(1) e 6-3
[8] Ekaterina Alexandrova d. Kristina Mladenovic, 5-7, 6-0 e 6-1
Jasmine Paolini d. Daria Kasatkina, 5-7, 6-4 e 6-4
[7] Dayana Yastremska d. Sara Sorribes Tormo, 6-3 e 6-4
Kristyna Pliskova d. [3] Maria Sakkari, 6-4 e 6-4

Total
0
Shares
Total
0
Share