João Sousa perde com Alex de Minaur e é eliminado no torneio de Ferrero

Beatriz Ruivo/FPT

Chegou ao fim o terceiro e último torneio de preparação de João Sousa para a retoma do ténis internacional, com o jogador português a sair derrotado na fase de grupos do evento de celebração do 25.º aniversário da academia do ex-número um mundial, Juan Carlos Ferrero.

Um dia depois de ter começado bem, mas perdido o controlo da situação frente a Carlos Alcaraz, o melhor tenista português de sempre (atual número 66 na tabela ATP) não conseguiu contrariar o favoritismo do australiano Alex de Minaur — que reside há vários anos em Espanha — e perdeu em duas partidas, parciais de 6-2 e 6-4.

Obrigado a ganhar para ainda ter hipóteses de se apurar para a grande final, ou para o encontro de atribuição do terceiro lugar, João Sousa precisava de apresentar o seu melhor nível para superar o 26.º colocado na tabela mundial, mas não conseguiu contrariar a solidez de Alex de Minaur, que assim somou a primeira vitória em Alicante.

No sábado, Alcaraz e de Minaur vão lutar pela passagem ao encontro decisivo, enquanto João Sousa regressa a Barcelona para mais uma semana de treinos antes de viajar para os Estados Unidos da América, onde vai competir no qualifying do ATP Masters 1000 de Cincinnati (mas em Nova Iorque) e no quadro principal do US Open.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."