ET Maia faz a “dobradinha” no Campeonato Nacional de Equipas Sub 16

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — Não um, mas dois títulos. A Escola de Ténis da Maia foi a grande vencedora do Campeonato Nacional de Equipas Sub 16 que terminou esta terça-feira no Centro de Ténis do Jamor, ao levar para o Norte do país os títulos de campeã nos quadros feminino e masculino, em ambos os casos discutidos contra o Clube de Ténis Paço do Lumiar.

A primeira equipa a consumar a vitória foi a feminina, logo nos encontros de singulares: Maria Santos começou por derrotar Beatriz Lopes por 6-4 e 6-0, cabendo a Mafalda Guedes a conquista do ponto decisivo, graças à vitória por 6-2 e 6-4 sobre Sofia Pinto. Depois, ainda houve tempo para a equipa do CT Paço do Lumiar reduzir, com Maria Garcia e Maria Pinto a aplicarem 6-0 e 6-0 a Mafalda Guedes e Maria João Fonseca.

A final masculina começou ao mesmo tempo, mas foram precisos mais encontros — e mais horas — para se encontrarem os vencedores, com a ET Maia a derrotar o CT Paço do Lumiar por 3-2, com recurso ao par decisivo.

Tiago Filipe Silva foi o primeiro a pontuar para a equipa do Norte, ao vencer Vicente Preto por 6-2 e 6-0, mas Filipe Grebentsov empatou a final com um triunfo por 6-2 e 7-5 contra João Maia. No último singular, Henrique Rocha (6-3 e 6-0 frente a Guilherme Alves) voltou a colocar a ET Maia na frente, mas o CT Paço do Lumiar conseguiu adiar a decisão graças à vitória de Guilherme Alves e Vicente Preto no primeiro par, por 7-5 e 6-1 contra João Maia e João Teixeira.

Chegado o encontro de todas as decisões, Henrique Rocha e Tiago Filipe Silva regressaram à ação e venceram um par equilibrado frente a Martim Sousa e Filipe Grebentsov, por 6-3 e 7-5, para selarem a conquista do segundo título do dia para a Escola de Ténis da Maia.

Em femininos, a vitória desta terça-feira traduz-se na segunda consecutiva da Escola de Ténis da Maia no escalão de sub 16, enquanto em masculinos se trata do primeiro título desde 2005 (pelo meio, foi finalista em 2015).

Total
18
Shares
Total
18
Share