Nuno Borges vence batalha do Norte e chega à final do Campeonato Nacional

Beatriz Ruivo/FPT

PORTONuno Borges venceu a “batalha do Norte” contra João Monteiro para chegar à grande final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, um resultado que assegura a coroação de um novo campeão no domingo.

À procura da primeira presença no encontro decisivo da prova rainha do calendário nacional, o jogador maiato de 22 anos precisou de recuperar da desvantagem de um set para superar o portuense, de 26 anos, com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-4.

Num encontro pautado pelo equilíbrio e com muitas emoções, Borges esteve por baixo durante um set e meio, mas conseguiu quebrar o serviço de Monteiro ao sétimo jogo do segundo parcial e a partir daí começou a tomar controlo do encontro. Mais fresco fisicamente, o maiato igualou o duelo e depois, apoiado na maior frescura física, voltou a vencer um jogo no serviço do adversário ao 2-2 do derradeiro set, ao converter o sexto ponto de break.

Embalado pela “ferida” que abriu no adversário, o quarto cabeça de série foi novamente bem sucedido no jogo seguinte — igualmente longo — e dilatou a vantagem. Apesar do desgaste, o portuense — que procurava o terceiro título de campeão nas últimas três aparições na prova (em 2017 e 2019 não jogou devido a lesões) — ainda devolveu uma das quebras, mas chamado a servir para fechar o encontro Borges não vacilou e carimbou a vitória após 2h34.

Com esta vitória, Nuno Borges chega à terceira final nas últimas quatro semanas — venceu duas de três etapas do Circuito Sénior FPT, na Vale do Lobo Tennis Academy e no Tennis Club da Figueira da Foz — e vai tentar juntar o troféu de campeão nacional absoluto aos de sub 16 (em 2013) e sub 18 (em 2014).

Na final, o jogador da Escola de Ténis da Maia vai ter como adversário um de dois jogadores que também procuram a primeira presença no encontro de atribuição do título (Frederico Silva ou Tiago Cação), razão pela qual está garantida a coroação de um novo campeão.

Última atualização às 17h31.

Total
0
Shares
Total
0
Share