João Monteiro prolonga invencibilidade no Campeonato Nacional rumo aos “quartos”

Beatriz Ruivo/FPT

PORTO — Campeão em 2016 e 2018 e ausente em 2017 e 2019, João Monteiro prolongou, no final de tarde desta quinta-feira, a série de vitórias no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto para chegar aos quartos de final.

A jogar em casa, o portuense de 26 anos levou a melhor no duelo mais aguardado do dia ao inverter a desvantagem de um set para afastar Duarte Vale com os parciais de 6-7(7), 7-6(5) e 6-3.

Num encontro pautado pelo equilíbrio, o ex-237 ATP (atual 931.º) conseguiu recuperar psicologicamente da derrota num tie-break equilibradíssimo no primeiro set para vencer o segundo nas mesmas condições. Depois, arrancou da melhor forma o terceiro parcial ao converter os primeiros break points de todo o encontro e já não largou a liderança, fiando-se numa pancada de serviço extremamente sólida para caminhar para uma vitória que assinou quando já estavam decorridas 2h48 de encontro.

Com o resultado desta quinta-feira no Complexo Desportivo do Monte Aventino, João Monteiro somou o nono triunfo consecutivo em encontros de singulares no Campeonato Nacional Absoluto, que venceu em 2016 (na Beloura Tennis Academy, em Sintra) e em 2018 (no Clube de Ténis do Porto). Em 2017 desistiu devido a uma entorse sofrida num dos últimos treinos de preparação e em 2019 falhou grande parte da temporada devido a uma lesão no pulso.

Nos quartos de final, João Monteiro vai reencontrar Gastão Elias, que o afastou há três semanas, na primeira etapa do Circuito Sénior FPT, na Vale do Lobo Tennis Academy. O jogador natural da Lourinhã também se estreou esta quinta-feira com uma vitória no Monte Aventino — foi, aliás, a primeira da carreira em quadros principais do Campeonato Nacional Absoluto.

Total
0
Shares
Total
0
Share