João Sousa vence duelo de conterrâneos rumo à final em Lisboa

Beatriz Ruivo/FPT

LISBOA — Guimarães contra Guimarães, João Sousa contra Luís Faria e no final vitória do melhor tenista português da história, que continua a subir de forma e este sábado garantiu um lugar na grande final do torneio do Circuito Sénior FPT que se está a jogar no Lisboa Racket Centre.

O número 1 português e 66 ATP já tinha dado sinais de melhorias nos dois encontros da fase de grupos e este sábado voltou a elevar o nível para colocar um travão na boa campanha — e exibição — do conterrâneo de 20 anos (817.º da mesma tabela), que derrotou por 6-4 e 6-4.

Depois de um início de encontro marcado por jogos de serviço sem contestação, Sousa colocou o pé no acelerador na hora de fechar o parcial: venceu os quatro pontos no “saque” de Faria ao 4-4 e depois repetiu a fórmula no próprio serviço para ganhar vantagem no marcador.

Na segunda partida, Faria conseguiu soltar ainda mais o braço e não só aproveitou o primeiro break point de que dispôs em todo o encontro para fazer o 2-0 como esteve a um ponto de dilatar a vantagem para o 4-0 com uma segunda quebra de serviço, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade de que dispôs e no jogo seguinte cedeu o break com uma dupla falta. Depois, foi uma questão de tempo até Sousa, sempre em crescendo, passar pela primeira vez para a liderança do set e acabar a celebrar a vitória.

A final de domingo será a terceira de João Sousa em solo português nos últimos dois anos e meio: em novembro de 2017 conquistou o Campeonato Nacional Absoluto, em Sintra; e em 2018 escreveu a página mais dourada da história do ténis português, ao sagrar-se campeão do Millennium Estoril Open.

Quanto ao adversário, sairá do último encontro da jornada, que coloca frente a frente os únicos tenistas portugueses que já participaram em finais de torneios do Grand Slam: Frederico Silva (vencedor dos torneios juniores em pares do US Open 2012 e Roland Garros 2013 — e finalista em Nova Iorque no ano seguinte) e Duarte Vale (finalista de pares do Australian Open de juniores em 2017).

Total
0
Shares
Total
0
Share