Francisca Jorge e o orgulho vimaranense: “Posso sair de Guimarães, mas não tiram Guimarães de mim”

Beatriz Ruivo/FPT

Três dos oito jogadores que compõem as meias-finais do segundo torneio do Circuito Sénior da Federação Portuguesa de Ténis são naturais da cidade de Guimarães, um número que enche a melhor tenista portuguesa, Francisca Jorge, de orgulho.

“Como me disseram há pouco tempo numa entrevista a propósito do meu sotaque, posso sair de Guimarães, mas não tiram Guimarães de mim. Sempre fui muito ligada à cidade. É uma cidade pequenina, mas pelo que sei e conheço tem vários atletas de renome noutras modalidades e isso é muito bom, porque demonstra que com menos possibilidades e oportunidades as pessoas agarram-se um bocadinho mais e tentam ser melhores”, referiu depois de carimbar o acesso à final no Lisboa Racket Centre.

Enquanto a melhor tenista portuguesa da atualidade falava aos jornalistas, no court central estavam já a entrar os outros representantes da “cidade berço”: João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos, e Luís Faria, que tal como Francisca Jorge também treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

Um deles seguirá em frente, o que significa que no domingo cada final terá um representante de Guimarães à procura do respetivo título.

Já sobre o encontro com Maria Inês Fonte, que lhe deu a 11.ª vitória em 11 encontros neste regresso à competição, Francisca Jorge mostrou-se satisfeita com a exibição: “Hoje joguei bem. Acho que no segundo set baixei um bocadinho a concentração porque dei a vitória como garantida quando fiz o 4-0 e não devia, mas consegui manter a calma, voltar ao ritmo que estava a conseguir impor e tranquilizar-me para continuar a ser superior.”

No derradeiro encontro em Lisboa, a tenista de 20 anos pode reencontrar Inês Murta — a adversária que derrotou há uma semana, na discussão do título em Vale do Lobo, Loulé — ou Ana Filipa Santos, que também já esteve com ela a representar a seleção nacional na Fed Cup.

Entre sorrisos, Francisca Jorge revelou estar “preparada para quem quer que seja a vencedora” e deixou elogios às duas: “Estão a jogar muito bem e têm vindo a mostrar que estão a elevar o nível. Estou tranquila. Vou fazer o meu jogo, avaliar a estratégia e desfrutar. Vai ser uma boa final.”

Total
0
Shares
Total
0
Share