Luís Faria e Bárbara Balancho encabeçam qualifying do torneio de estreia do Circuito Sénior FPT

O primeiro serviço do novo Circuito Sénior FPT foi feito esta quinta-feira, com o sorteio dos quadros de qualificação da etapa marcada para a próxima semana (22 a 28 de junho) na Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé.

Ao todo, são 48 os jogadores que vão lutar pelas oito vagas reservadas nas fases de grupos dos quadros principais (quatro no masculino, quatro no feminino), onde estão garantidas as presenças dos melhores jogadores portugueses da atualidade, entre os quais João Sousa (66.º ATP).

Luís Faria (817.º ATP) é o primeiro cabeça de série do qualifying masculino, em que serão precisas três vitórias para selar o apuramento. O jogador de Guimarães é seguido na lista de cabeças de série por José Ricardo Nunes, Paulo Fernandes, Tiago Torres e Manuel Gonçalves (os quatro primeiros do ranking nacional), mas também por Francisco Cabral (1186.º ATP), Fábio Coelho (1315.º ATP) e Afonso Portugal (10.º do ranking nacional).

Na qualificação feminina, Bárbara Balancho ocupa a primeira linha da grelha graças ao sétimo lugar na tabela nacional. Inês Oliveira (1292.ª WTA), Mariami Akhalaia (13.ª do ranking nacional), Maria Santos (16.ª), Joana Baptista (21.ª), Beatriz Neves (22.ª), Mafalda Guedes (25.ª) e Sana Garakani (30.ª) são as restantes cabeças de série.

Também esta quinta-feira ficaram definidos os convidados para os quadros principais: no masculino, foi atribuído apenas um wild card, a João Monteiro (937.º ATP), situação semelhante à do quadro feminino, para o qual Sara Lança (1011.ª WTA) foi a única contemplada com um convite. 

QUADRO PRINCIPAL MASCULINO:

João Sousa, 66.º ATP (primeiro cabeça de série)
Pedro Sousa, 110.º ATP (segundo cabeça de série)
João Domingues, 152.º ATP (terceiro cabeça de série)
Frederico Silva, 193.º ATP (quarto cabeça de série)
Gastão Elias, 532.º ATP
Tiago Cação, 547.º ATP
Nuno Borges, 599.º ATP
João Monteiro, 937.º ATP (wild card)
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)

QUADRO PRINCIPAL FEMININO:

Francisca Jorge, 579.ª WTA (primeira cabeça de série)
Inês Murta, 645.ª WTA (segunda cabeça de série)
Maria Inês Fonte, 912.ª WTA (terceira cabeça de série)
Ana Filipa Santos, 1141.ª WTA (quarta cabeça de série)
Sara Lança, 1011.ª WTA (wild card)
Sara Neto, 2.ª classificada no ranking nacional
Madalena Amil, 3.ª classificada no ranking nacional
Matilde Jorge, 5.ª classificada no ranking nacional
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)
– Por apurar (qualifying)

As três etapas do Circuito Sénior FPT serão disputadas no sistema de round-robin, com quatro grupos de três tenistas e os vencedores a avançarem para as meias-finais. Os quatro melhores classificados de cada quadro encabeçam cada um dos grupos, sendo os restantes jogadores sorteados. Para efeito de disputa das meias-finais, os jogadores dos grupos 1 e 2 serão sorteados para jogarem com os jogadores dos grupos 3 e 4.

Total
0
Shares
Total
0
Share