Tal como o ténis, padel em courts semi-cobertos também regressa segunda-feira

São boas notícias para os apaixonados pelas raquetes: a Resolução do Conselho de Ministros publicada este domingo permite o regresso do ténis e do padel em courts com coberturas parciais a partir de segunda-feira, 18 de maio.

Duas semanas depois de ter sido autorizada a prática das duas modalidades (e de vários desportos individuais) em courts ao ar livre, passa então a ser permitido aos clubes reabrirem os campos que dispõem de uma cobertura mas que não são totalmente fechados.

Poucas horas depois de tomar conhecimento da decisão, a Federação Portuguesa de Padel (FPP) — que há cerca de 10 dias tinha apelado ao cumprimento de todas as normas de segurança — reagiu, deixando um esclarecimento sobre quais são os campos que a partir desta segunda-feira podem voltar a abrir portas:

“A fim de evitar diferenças de interpretação sobre o que são campos fechados e campos cobertos, que possam levar à aplicação de coimas ou encerramento de clubes por parte das autoridades competentes, recomenda esta federação que os campos cobertos tenham ambas as laterais abertas até aos 4m pelo menos, ao longo dos 20m do campo”, escreveu.

No mesmo comunicado, a FPP relembrou que “por mais vontade que todos tenhamos de jogar padel em indoors (“fechados” de acordo com o diploma), está proibida a prática de padel nos mesmos, salvo as excepções previstas para os atletas profissionais, de alta competição ou integrantes das selecções nacionais (n.º4 do Artigo 22º). Para que uns não venham a ser prejudicados por outros, um indoor, por ter portas abertas, portões laterais levantados, ou janelas abertas, não deixa de ser um indoor ou um campo fechado.

Última atualização às 12h54 de dia 18 de maio.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."