Patrick Mouratoglou apela a apoios financeiros para os jogadores fora do top 100

O treinador de Serena Williams, Patrick Mouratoglou, lançou nas redes sociais um apelo a que as instituições do ténis apoiem financeiramente os jogadores que estão fora dos top 100 mundiais.

“Acho revoltante que o 100.º melhor jogador do mundo num dos desportos mais populares do planeta mal consiga viver disso”, lamenta o prestigiado treinador francês numa extensa mensagem partilhada na noite de quarta-feira.

“O nosso desporto é ótimo mas o período desafiante que enfrentamos está a enfatizar o quão disfuncional é. Os jogadores fora do top 100 mal conseguem atingir o equilíbrio e a maioria é obrigada a financiar as próprias carreiras para continuar a jogar. Ao contrário de jogadores de basquetebol ou futebol, os tenistas não têm um salário anual fixo”, continua Mouratoglou, que destaca que os jogadores de ténis “são trabalhadores independentes que pagam as suas viagens e salários fixos às equipas técnicas enquanto os seus próprios salários dependem do número de jogos que ganham.”

O gaulês reforça que “quando os jogadores ficam afastados do trabalho durante um período indefinido ficam sem receber e alguns deles estão a desistir dos seus sonhos. Isto acontece há demasiado tempo e o ténis precisa deles para sobreviver, o ténis não existe só com as elites.”

Por isso, Patrick Mouratoglou entende que “está na altura de pensar nestes jogadores e ajudá-los, primeiro no futuro imediato e depois a longo termo”.

“Adorava ver a ATP, a WTA, a ITF e os torneios do Grand Slam encontrarem uma solução porque são eles que têm a responsabilidade e o poder de proteger a economia do ténis profissional. Adorava vê-los a dizer BASTA. Não podemos deixar estes jogadores para trás. Isto não está certo. O ténis precisa de mudar. Vamos usar este tempo livre para iniciar as conversas.”

Total
0
Shares
Total
0
Share